RSS

Reflexão sobre o Estado. Professor Valdeci

Na sociedade contemporânea um dos debates enfrentados por vários governantes da atualidade que se deparam com envoltas discussões sobre a soberania nacional. Tais discussões refletem sobre quais são os limites e o poder do estado no âmbito nacional sendo que este poder por muitas vezes ultrapassa fronteiras ou retraído pelos princípios da globalização.

1- Qual a analise que você faz do poder da soberania nacional dentro de um próprio país ?

2- Você compactua com a idéia ou não de que existe ainda um estado soberano, ou os efeitos da globalização quebraram a tese de uma soberania nacional deixando o mundo sem fronteiras.

Descrição do Vídeo.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e especialista em direito internacional Francisco Rezek é o entrevistado desta semana no quadro “Saiba Mais”, exibido no canal oficial do STF no YouTube. Rezek fala sobre soberania nacional.

Ele comenta, por exemplo, quais os princípios que sustentam a existência da soberania como elemento concretizador do poder das nações, explica o significado da soberania como o poder supremo do Estado e como se dá o equilíbrio desse poder no âmbito do direito internacional.

 

Uma resposta para “Reflexão sobre o Estado. Professor Valdeci

  1. Anderson C. B. Jr. N° 03

    17 de novembro de 2011 at 10:26 pm

    1- a soberania é a capacidade de um pais de firmar sua posição, dentro de seu território, a respeito de seus interesses, suas leis e seus costumes, observando –se os tratados assinados
    a legalidade dos atos praticados, entre outros fatores.

    2- eu acredito no estado soberano, apesar dos efeitos da globalização, ainda temos e seguimos as nossas leis, temos a nossa democracia como fator de soberania, pois não somos obrigados a acatar qualquer manifestação externa que contrarie as nossas leis, e o que esta disposto nelas.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: