RSS

Reflexão sobre movimentos sociais

Movimentos sociais, baderna bagunça ou busca pelos direitos?

OS MOVIMENTOS SOCIAIS
“Os movimentos sociais, na pratica, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico especifico. O conflito de classe e os acordos políticos são, conseqüentemente, canais dos movimentos para atingir seus fins.”
“O movimento deixa de ser apenas a expressão de uma contradição socioeconômica, e acaba sendo responsável pela detonação e pelo desenvolvimento dos embates de grandes proporções.”
Teoricamente podemos classificar os movimentos sociais em três categorias:
1) movimentos reivindicatórios; são movimentos presos a reivindicações imediatas, esforçam-se em pressionar instituições para alterar dispositivos que teoricamente lhes favoreciam. Têm um horizonte sem dúvida limitado, considerando que seus fins são relativamente simples e não vão além de demandas pontuais especificas. Ex. “Estou no vermelho” movimento de greve dos professores da Uel por melhorias salariais.
2) Movimentos políticos; tenta influenciar nos meio utilizados para se atingir os caminhos condutores a participação política direta. Também se esforçam, no decorrer do processo para mudar a correlação de forças, influindo nos grandes debates travados com outros grupos adversários. Ex. Movimento das Diretas Já! 1984.
3) Movimentos de classe; seu intuito seria o de subverter a ordem social de um período determinado e, conseqüentemente, transformar as relações entre os diferentes atores do contexto nacional, assim como os meios de produção, fazendo avançar as exigências da classe em ascensão, em superação histórica e na sua pressão para se posicionar como elemento hegemônico no processo econômico e político do país. Ex. MST (movimento dos trabalhadores rurais sem-terra)

(Fonte: MAURO, Gilmar e PERICÁS, Luiz B. Capitalismo e Luta Política no Brasil na virada do milênio, ed. Xamã, SP:2001.)

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Para conhecermos como é um movimento social, vamos nos apoiar no livro de Ilse Scherer-Warren, Movimentos sociais, uma interpretação sociológica, destacando os elementos que compõem o campo de analise: o projeto, a ideologia e a organização.

O projeto
O projeto significa a proposta de um movimento, que pode ser, como vimos, de mudança ou de conservação das relações sociais, assim, todo movimento social contém um projeto, e quando nos perguntamos qual o projeto de um movimento, estamos pensando em seus objetivos, em suas metas, enfim, no que o movimento pretende.
Para um movimento social atingir os objetivos a que se propõe, é necessária uma certa estratégia, procedimentos adequados que possibilitem o sucesso da ação coletiva. Ao mesmo tempo em que o projeto revela o desejo, a intenção de um movimento, ele nos mostra como os seus participantes se vêem – o que demonstra a consciência de sua força, bem como a força de seu adversário, contra quem o movimento se dirige.
A complementação dessas idéias sobre o projeto, ou da apreensão de seu conteúdo, deve ser feita levando-se em consideração a analise dos outros elementos.

A ideologia
A ideologia corresponde às idéias que os homens fazem da sociedade em que vivem. Quando elas expressam “corretamente” as relações existentes, mostrando os interesses que animam as relações, podemos dizer que a ideologia se constitui num instrumento de luta dos grupos sociais. Se, ao contrario disso, as idéias não correspondem a realidade das relações de opressão existentes, poderemos dizer que se trata de um “falsa consciência”. Nesse sentido, a ideologia atuaria como uma forma de massacramento das reais condições de opressão, atendendo, por conseguinte, aos interesses dos grupos dominantes.
É a ideologia que fundamenta os projetos e as praticas dos movimentos e define o sentido de suas lutas. A própria forma de organização e direção de um movimento revela seu caráter ideológico.

A organização
Os movimentos sociais possuem uma organização hierárquica que pode ser descentralizada ou comum a estrutura definida com lideres e demais participantes do movimento.
A forma de organização de um movimento social tem conseqüências importantes com relação a sua dinâmica interna e externa. Internamente, observa-se que uma organização sem a devida hierarquia entre liderança e base pode favorecer um certo espontaneismo das ações, o que levaria a falta de controle do movimento, resultando em seu próprio prejuízo. Por outro lado, uma organização fundada num corpo de lideres afastados da base pode ser conduzida a praticas autoritárias e elitistas, com os demais participantes desempenhado o papel de “massa de manobra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

97 Respostas para “Reflexão sobre movimentos sociais

  1. Claudia Cristina Xavier 2° Ano C

    11 de outubro de 2014 at 7:50 pm

    Na minha opinião os movimentos sociais são ações coletivas defensivas, em busca dos seus direitos serem reconhecidos em sociedade, isso é uma necessidade de um povo, que, normalmente, esta sofrendo problemas decorrentes da mal administração por parte do governo, e por isso fazem protesto para tentar mudar esta realidade através de manifestações.
    A opiniões diferentes a respeito das manifestações, por exemplo a mídia é o principal canal pela qual a imagem dos movimentos sociais é mostrar ao público ,onde os manifestantes são chamados “baderneiros” ou “vagabundos” é dessa forma que é passada para a população, grandes jornais publicam reportagens como o protesto que teve com o aumento da passagem de ônibus colocando-os como “baderneiros” que querem atrapalhar o trânsito da cidade e atacam policiais, é essa visão que a população começa a ter quando se publicam esse tipo de reportagem contra manifestantes, mas ninguém se poēm no lugar dessas pessoas que tem que pagar de ida e de volta de segunda a sabádo, muitos que protestam não tem condições para pagar um valor absordo e por isso essas pessoas vão em busca pelos seus direitos fazendo movimentos.

     
    • Raiele F. Nunes Nº19 2ºb

      12 de novembro de 2014 at 3:34 pm

      Movimentos Sociais se refere a um grupo organizado que tem como meta alcançar mudanças na sociedade, sejam eles reivindicatórios, políticos ou de classes.
      Esses movimentos vem ocorrendo a muito tempo no Brasil. A maior dificuldade encontrada pelos grupos é a dispersão dos indivíduos que participam. Como ocorreu o ano passado, grandes manifestações e também baderna. No começo cada manifestação tinha seu objetivo depois virou estúrdia.
      Mesmo assim essas ações coletivas mostram a indignação do povo com ocorridos do governo e uma grande luta pelos seus direitos.

       
  2. Igor Gabriel Modesto Dalgallo nº13 2ºA

    14 de outubro de 2014 at 4:02 pm

    com toda certeza os movimentos sociais tem sim um aspecto de luta por direitos que foram negados ao cidadão porém muitas vezes acabam por perder seu enfoque central e se dispersando, foi assim nas manifestações de julho do ano passado que ocorreram em todo o país , em seu início haviam alguns objetivos previamente definidos e que pelos quais todos sabiam que lutavam, porém de um ponto em diante tudo se tornou uma grande baderna cada um defendendo algo diferente q muitas vezes nem mesmo tinha haver com os objetivos iniciais , e tantas outras pessoas que estavam la apenas para fazer baderna ,isso tirou o aspecto de real importância que tinha o movimento que passou a ser visto apenas como uma “festa sem leis ” . portanto , sim os movimentos sociais tem sim grande importância porém e crucial que os manifestantes mantenham seus objetivos sem que eles se desmantelem em meio ao caos.

     
  3. Debora Daiane Filippi Nº07 2ªA

    18 de outubro de 2014 at 12:05 pm

    Movimentos sociais são importantes para que a população consiga melhoras na sociedade, mas devemos saber utiliza-los de forma correta para alcançar o objetivo proposto. Um exemplo foi o movimento hippie que ocorreu no Brasil na década de 1960, os jovens lutavam pela ampliação dos direitos civis e o fim das guerras que aconteciam naquele momento. Eles não conseguiram revolucionar o mundo, mas pode-se dizer que esse movimento influenciou nos costumes brasileiros. Não houve nenhum confronto, pois conseguiram com organização e paz, deixar sua marca. Está ai uma prova que sem confronto, brigas e lutas é possível fazer a diferença.
    Nas manifestações no Brasil, a sociedade tomou as ruas demonstrando um mal-estar difuso, vândalos e arruaceiros, muitos deles influenciados por ideias punks e anarquistas como os black blocs se apossaram dos movimentos (passeatas) e promoveram radicalismos inaceitáveis. Penso que todos devem lutar para melhorar a sociedade mas não vandalizando o patrimônio público que foi construído com o dinheiro do povo.

     
  4. Marilaine Charnoski nº21 2ªA

    21 de outubro de 2014 at 1:45 pm

    Os movimentos sociais são a luta pelos direitos dos cidadãos,onde há manifestações, porém muitas vezes essas manifestações são ” estragadas” por algumas pessoas que se aproveitam para se beneficiar e destruir, o que acaba virando uma grande bagunça, se deve agir com cautela para que consigam alcançar seu objetivo porque tudo tem um motivo para ser feito. Enfim,movimentos sociais são uma grande busca pelos seus direitos porém com uma parcela de baderna e bagunça.
    Houve uma recente onde de protestos desencadeados no Brasil e um deles foi pelo aumento da passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país. Alguns exemplos de Movimentos Sociais ocorridos no Brasil são: A Balaiada, a Cabanagem, o movimento igualitário de Canudos, entre muitos outros, são exemplos, num tempo mais distante, que dão expressão histórica à rebeldia dos sujeitos colectivos brasileiros. Em tempos mais recentes, as Comunidades de Base, o Novo Sindicalismo, o Movimento dos Sem Terra, enfim, toda uma amálgama de atores sociais que conseguiram influir significativamente na definição da agenda política do País.

     
  5. Vinicius Isoton Nº 24 2ªA

    21 de outubro de 2014 at 2:02 pm

    Movimento Social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem o objetivo de alcançar mudanças sociais,porém isso pode ter outra visão quando se encontra baderneiros que tem como principal objetivo causar desordem, e acabar com o movimento como se a mobilização fosse criada só para causar destruição. Alguns movimentos que já ocorreram no Brasil foram: 1922 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, 1964 – GOLPE MILITAR,1984 – DIRETAS JÁ!, etc, o que pode ter influenciado muitas mobilizações que acontecem hoje em dia com o movimentos dos sem terra, o novo sindicalismo etc.Na minha opinião esses movimentos devem ser muito bem organizados para que não causem destruição, o que gera mais gastos para o governo aumentando os impostos, a população deveria pensar por esse lado também e evitar destruir tudo porque os mesmo que destroem hoje amanhã estão votando no mesmo presidente e pagando como bobos os estragos que fizeram através de impostos.

     
  6. Maria Eduarda Bonassoli Penteado Nº 20 2ªA

    21 de outubro de 2014 at 2:57 pm

    Os movimentos sociais em si, servem para as pessoas desfavorecidas lutarem pelos seus direitos. Devem ser feitos com organização para que possam alcançar os resultados desejados pois, se colocarmos um grupo de ‘baderneiros’ em meio a um grupo de cidadãos de bem teremos uma verdadeira desordem e todos os envolvidos serão prejudicados. Alguns dos movimentos que aconteceram no brasil foram: ‘estou no vermelho’ ‘diretas já-1984’ e ‘MST- movimento dos trabalhadores rurais sem terra’.Na Bahia, já foram ocupadas 25 fazendas. Só no sul do estado mais de mil trabalhadores rurais Sem Terra ocupam quatro áreas no sul da Bahia, nos municípios de Alcobaça, Prado, Mucuri e Teixeira de Freitas. Três das quatro áreas ocupadas pertencem à empresa Suzano Celulose. Em Salvador, cerca de 3 mil integrantes dos movimentos sociais do campo, como o MST, montaram acampamento na manhã desta segunda em frente à sede do Incra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Eles cobram a aceleração dos projetos de reforma agrária, por parte do governo federal e medidas contra a estiagem que atinge o semiárido baiano. De acordo com o governo baiano, 200 municípios decretaram situação de emergência por causa da seca, a pior dos últimos 30 anos. Acredito que os envolvidos nos MST acabam se organizando e invadindo locais que não são seus por direito e quando são obrigados a se retirarem dão inicio a disputas que poderiam ter sido evitadas.

     
  7. Lucas Rossoni Nº 18 2ªA

    21 de outubro de 2014 at 3:19 pm

    Movimentos sociais se tratam de organizações coletivas que buscam lutar pelos direitos dos cidadãos esses grupos podem ser constituídos por pessoas que realmente estão lá para entrar em um acordo e alcançar seus objetivos ou por pessoas que não estão pensando em seus direitos mais sim acabar com o patrimônio publico e o privado, mal sabem elas que os danos que causam são reparados por elas mesmas através de impostos. No Brasil aconteceram vários momentos sociais como: Diretas já, os MS,greves, ‘estou no vermelho’ entre outros, todos buscando fins coletivos. “Um grupo de professores da rede municipal de educação passou a madrugada desta sexta-feira (30) em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do chá, no centro da capital. A categoria deve seguir no local com barracas até 14h30, quando está prevista uma assembleia para decidir o rumo da greve, que já dura 36 dias, informou a Rádio Estadão.” Na minha opinião esses movimentos e greves devem realmente acontecer porque se não mostrarmos o que está errado em nosso país nunca teremos melhoras.

     
  8. Ingrid Rodrigues da Silva n° 14 2°A

    22 de outubro de 2014 at 11:43 am

    Os movimentos sociais são totalmente importantes para a busca de direitos ou mudança nos mesmos, porém, não devemos deixar de ressaltar que mesmo sendo uma ‘busca’ muitas vezes viram uma ‘luta armada’ onde os respectivos manifestantes usam da força para buscarem seus objetivos, oque é errado, uma vez que não havendo uma manifestaçao pacifica não ocorre uma manifestaçao e sim uma “guerra de todos contra todos” uma vez que o governo não aceita as reenvidicaçoes do povo e nem o povo respeita o poder do governo que nesse caso é o unico que pode intervir nas leis, por isso devemos ser pacificos.
    Atualmente no nosso país, nao temos movimentos sociais nas ruas, o ultimo foi em julho do ano passado onde o povo brasileiro de varias cidades lutaram pelo preço baixo das tarifas de onibus, hoje em dia nao vemos movimentos tao impactantes na sociedade, mas a busca por direitos é diaria começando por nós jovens, que na maioria das vezes e particularmente, vamos para a escola em busca de uma formaçao que faça com ue o futuro do nosso Brasil seja melhor, por esse motivo levantamos todos os dias estudamos e sonhamos em fazer um futuro melhor.

     
  9. Bianca dos Santos nº03 2ºA

    22 de outubro de 2014 at 2:11 pm

    Os movimentos sociais são, de modo geral, ações de um grupo que lutam por mudanças sociais, principalmente por direitos. Um grande exemplo aconteceu aqui no Brasil em junho de 2013, sendo uma das manifestações mais atuais, aonde vários cidadãos sairam de suas casas e foram para as ruas em busca de seus direitos, as principais reivindicações que foram buscadas: o transporte público 53,7%, contra a corrupção 49%, redução da tarifa 40,5%, saúde 36,7%, gastos com a copa do mundo 30,9%, educação 29,8%, contra a PEC 37 11,9%, necessidade de mudança política 11,4%, contra a repressão polícial 4,1%. Durante os protestos, foram registrados episódios de vandalismo, agressões a policiais militares , além de jornalistas e civis terem sido agredidos por policiais militares. As manifestações desde que sejam pacíficas, podem sim, resolver os problemas que o povo quer que melhore em seu país. Integrantes de movimentos sociais ocuparam nesta quarta-feira (16) o Ministério da Agricultura. O objetivo da mobilização é reivindicar a desapropriação de terras para a reforma agrária, uma política econômica de crédito para os camponeses e a renegociação e solução definitiva das dívidas. Desde segunda-feira (14), trabalhadores ligados a várias organizações sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens, o Movimento dos Desempregados, o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Federação dos Metalúrgicos e o Levante Popular da Juventude, promovem em alguns Estados a Jornada de Lutas por Soberania Alimentar, que vai até sexta-feira (18). Em Goiânia, camponeses também ocupam, desde as 6h, os prédios da Secretaria da Fazenda e da Superintendência Federal da Agricultura. A mobilização é feita pelo Movimento Camponês Popular, o MST e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado. Em meu ponto de vista, estes agricultores, assim como qualquer outro cidadão brasileiro, estão indo em busca do que necessitam, pois se esperarem que alguém do poder tome alguma providência quanto a isso, quem sabe nunca iriam conseguir.

     
  10. Luiza Da Rosa

    22 de outubro de 2014 at 10:13 pm

    Luiza da Rosa nº19 2ºA

    Os movimentos sociais são sim buscas pelos direitos, desde que, sejam movimentos pacíficos, sem danos ao patrimônio público, sem violência, entre outros.
    Os movimentos sociais no Brasil, ganharam mais importância, a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram visibilidade.
    Os principais movimentos sociais no Brasil são: * O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
    * O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS)
    * Movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres.
    *Movimento Passe Livre.
    No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação.
    Manifestantes de movimentos sociais ocupam ministérios no DF: Manifestantes de movimentos sociais ligados ao campo ocuparam os prédios de dois ministérios e se reuniram com ministros em Brasília. Um dos pedidos do grupo foi mais agilidade na reforma agrária. Alguns manifestantes ocuparam a entrada do prédio do Ministério da Pesca. Dois deles foram recebidos por representantes do ministério. Na madrugada, cerca de 500 pessoas chegaram ao Ministério da Agricultura. O grupo reunia camponeses, agricultores familiares, trabalhadores rurais, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens. Os manifestantes ocuparam todos os acessos ao prédio, os funcionários do ministério foram impedidos de trabalhar. (http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/10/manifestantes-de-movimentos-sociais-ocupam-ministerios-no-df.html)

    Esses protestos tem seu valor e são importantes para nos fazer refletir a situação atual do País, das instituições políticas e da sociedade. Mas acredito que, na hora de votar, devemos votar com inteligência, porque ir só para as ruas e deixar tudo como está não adianta, nosso protesto deve ser nas urnas.

     
  11. nadiane brizola 2 c

    24 de outubro de 2014 at 2:54 pm

    em minha opiniao movimentos sociais sao a busca pelos direitos dos individuos seacontecer de forma passiva e tranquila.em contrapartida se ouver vandalismo ou depredaçao do patrimonio publico ou privado por parte dos integrantes do movimento social atuante torna-se bagunça e baderna havendo entao uma desvalorizaçao dos seus direitos

     
  12. Nadiane 2°c

    3 de novembro de 2014 at 3:09 pm

    Os principais movimentos sociais são: movimento dos trabalhadores sem terra, movimento dos trabalhadores sem teto . Esses são exemplos de movimentos que são vistos muitas das vezes que acontecem como baderna e desordem , ou ainda “vadiagem” de quem está participando do movimento social. Em minha opinião eles estão apenas reivindicando o direito d um lugar digno para viver

     
  13. Scheila Raquel Santos 2ªB

    3 de novembro de 2014 at 5:20 pm

    Quando pensamos em Movimentos Sociais, nos deixamos levar apenas por o que vamos conseguir com o mesmo. Esses Movimentos Sociais são uma forma de implicarmos os Direitos Civis, Políticos e Sociais. Quando temos um Movimento Social com a ideologia voltada para a política, por exemplo, devemos pensar se ele irá afetar a sociedade de maneira negativa, mesmo que a proposta seja boa – gerando um conflito. Assim antes de entrar para um Movimento Social, ou apoiar um, devemos saber todas as ideologia (s) do mesmo, iniciando com as consequencias positivas e negativas. Um população ativa e democrática, é de extrema importância. Os Movimentos Sociais podem reformar uma sociedade inteira se o seu objetivo for alcançado com êxito. A luta por melhorias, o conhecimento, entre outros, são de certa forma um Dom de cada cidadão. Basta apenas sabermos, como podemos nos tornar um CIDADÃO, porque essa essência nos falta. Devemos então não ser alienados em vários aspectos de uma sociedade. E deixarmos de ser apenas mais uma máquina do “Sistema Fordista de Produção”. Para isso, os Movimentos Sociais, parecem ser uma ótima maneira de se começar.

     
  14. Ana Paula Dalgallo n°03 2°B

    4 de novembro de 2014 at 11:24 pm

    Os movimentos sociais tiveram e têm grande importância na história da humanidade, em tese trata-se de uma forma de reivindicar direitos, pacificamente, de maneira planejada e com os objetivos bem definidos.
    Na maioria deles isso é possível, ou melhor, isso acontece, como é o caso dos movimentos feministas, ambientais, e o próprio MST, por que todos tem um objetivo claro. É visto como baderna, quando não há um planejamento, uma organização, uma ideologia, quando não há reivindicações definidas. Como é o caso dos movimentos de julho do ano passado, a princípio se tratava do aumento de R$0,20 na passagem de ônibus, é claro que isso levou o povo a ver outras coisas, outras “anomalias”, até aí tudo bem, o problema aconteceu é que todos foram para as ruas e poucos sabiam o que estavam fazendo lá, e outros com o objetivo bem definido, a baderna.
    Enfim acredito que os movimentos sociais tenham grande importância para definirmos o futuro de um país, mas antes de qualquer coisa, é preciso ter planejamento, definir os objetivos, aprender a viver coletivamente, e colocar a mão na consciência, pensar que nada vai mudar enquanto você CIDADÃO, não aprender a ser humano.

     
  15. Nadiessa

    4 de novembro de 2014 at 11:29 pm

    Nadiessa/ nº13/2ªc

    Os movimentos sociais são de suma importancia para sociedade, são uma forma de garantir os direitos da populaçao, em que as vezes ocorre pacificamente, mas não em todos os casos. Esse assunto é muito controversso, existindo sempre prós e contras, cada um tem sua opinião, mas em minha opinião as pessoas estão tentando fazer com que a forma de governo mude, pois em muitos dos casos estão insatisfeitas, mas na maioria das vezes ela é vista como uma bagunça e baderna.
    Bem, as pessoas a veem assim pois a midia só mostra os lados negativos dos movimentos socias, o que é uma pena, pois muitas manifestações conseguem atingir seu objetivo e conseguem até mudar a opinião de algumas pessoas, mas a realidade é que a midia está aliada com os politicos e portanto não pode mostrar a verdade!

    -Os principais movimentos sociais no Brasil:
    1. Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)- que tem como seus objetivos:
    *A construção de uma sociedade sem exploração e sem explorados, com supremacia do trabalho sobre o capital;

    * A luta para que a terra esteja a serviço de toda a sociedade;

    *A garantia de trabalho para todos e a justa distribuição da terra, renda e riquezas;

    * A busca permanente da justiça social e da igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais;

    *A difusão de valores humanistas e socialistas nas relações sociais;

    *O combate a todas as formas de discriminação social e a busca da participação igualitária da mulher.
    (http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=695:mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra&catid=48:letra-m&Itemid=192)

    2. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS)- tem como seu objetivo garantir a moradia para as pessoas que não tem onde morar, lutar contra a sociedade capiltalista, a favor de uma sociedade igualitária (socialista), onde as pessoas que tem bens materiais acumulados possam dividir com os mais carentes.

    3. Movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres- tem como objetivo defender os direitos e interesses dos negros, indios e mulheres, que a tempos vinham sofrendo com um forte desacato.

    4.Movimento Passe Livre- tem como objetivo dimuir o custo do transporte no País, que é caótico.

     
  16. Kimberly

    5 de novembro de 2014 at 2:56 pm

    Kimberly S. Ganzer 2A
    colégio Novo Milênio
    Os movimentos sociais, são lutas da população por mudanças, ou por melhorias. Um grupo de pessoas com os mesmos ideias se juntam formando um movimento e esse movimento por meio de greves, passeatas, entre outras ações, pedem por mudanças. Um exemplo bem claro foram as manifestações que ocorreram em julho de 2013 em nosso pais, onde muitas pessoas saíram as ruas para reivindicar seus direitos e principalmente pelo aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus, as manifestações de julho tiveram grande repercussão e fez toda a população pensar que não seria só algo imediato e que todos cada vez mais iam “acordar” e ir as ruas lutar por um Brasil melhor, no entanto pudemos ver que os manifestantes deixaram de querer buscar os próprios direitos, fazendo então deixar de ser um movimento social pacifico criando-se um baderna.
    Todos sabemos como os movimentos sociais são importantes para o presente e para o futuro do pais, pois com esses eventos é possível mostrar aos governantes a voz do povo, os movimentos mostram que o povo quer mudar, fazendo assim com que os políticos se sintam pressionados a tomar atitudes que melhorem a situação, mas para que esses movimentos resolvam realmente é preciso que o povo planeje com agir o que fazer e aprender a viver em sociedade a compreender o meio onde vive, pois não podemos reivindicar mudanças impossíveis de acontecer, é preciso que o povo tenha conhecimento antes de expressar sua opinião. É o que está faltando para a maioria dos brasileiros que acabam taxando os movimentos sociais como baderna, bagunça ou moda.

     
  17. alessandra cristina fell

    5 de novembro de 2014 at 5:40 pm

    Os movimentos sociais é uma ação coletiva com o objetivo de manter ou de mudar uma situação ,podendo ser locais ,regionais,nacionais e internacionais um dos movimentos sociais mais presente em nosso dia a dia são as greves trabalhistas onde as pessoas querem lutar por melhores salários e condiçoes de trabalhos. Esses movimentos sociais não são predeterminados eles dependem sempre de como novos movimentos se desenvolvem. Existem tambem alguns movimentos que tem o objetivo de medanças na sociedade como os movimentos raciais ,gay,feminista e pela paz e contra a violência . Em julho de 2013 o Brasil ve as pessoas reenvindicarem o aumento das passagens de onibus fiseram manifestações e com isso mostraram aos governantes o que as pessoas necessitam .
    . sabemos que os movimentos sociais e uma forma de mostrar aos homens de poder oque o povo precisa ,mas em meio as pessoas tem alguns baderneiros que mancham essas manifestações ,então esses movimentos devem ser bem planejados e organizados para que ninguem se machuque ou coisa pior .

     
  18. Claudia Cristina Xavier Número:19 2° C

    6 de novembro de 2014 at 9:16 am

    Os principais Movimentos Sociais no Brasil atual são:
    -O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST);
    -O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS);
    -Movimento Feminista;
    -Movimento Passe Livre(MPL);
    A manifestação ou o protesto, da forma como todos nós temos acompanhado nas últimas semanas em nosso país, expressa uma reação de caráter público onde os manifestantes se organizam com o objetivo de terem suas opiniões ouvidas em uma tentativa de influenciar a política de governo.
    A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país.
    Vídeos e fotos mostraram que a maior parte do movimento era pacífico, com isso outros brasileiros foram para as ruas e apoiaram os protestantes. A população passou a questionar: como assim o país gasta tanto com uma Copa do Mundo e não tem boas escolas, ou hospitais de qualidade? As manifestações tomaram as ruas das principais capitais e repercutiram também no exterior.
    E não é de hoje que o brasileiro vai a luta por seus direitos, por um país mais democrático e cidadão. Em alguns momentos da história do nosso país, atos como estes já se repetiram.

    Os movimentos sociais para mim são vitais para que exista democracia. É necessário que o POVO brasileiro corra atrás dos seus direitos, busque mesmo, não fique calado diante de tudo que acontece no BRASIL em vários setores tanto político, social como econômico… A corrupção só cresce e ninguém faz nada, vamos buscar novas leis, mais rígidas pra esse tipo de crime… No BRASIL estamos precisando de saúde, educação, uma cidade sem corrupção! Será que a copa é mais importante do que isso? Dilma diz que melhora o nosso país, será que é verdade? Os investimentos foram muitos na copa do mundo de 2013 aqui no Brasil, eles gastaram milhões e milhões de dinheiro que vem da População, mas será que gastam tanto dinheiro assim com a saúde e educação? Precisamos amostrar que somos mais importantes do que uma copa do mundo ou um futebol… Queremos um BRASIL melhor… E vamos lutar para melhor nosso País…

     
  19. aline ,n°01 ,2°F.D

    6 de novembro de 2014 at 5:33 pm

    na minha opinião movimento social é uma ação coletiva de um grupo,que tem objetivo de alcançar mudanças e luta e defesa de seus interesses.Exemplo disso é o movimento feminista,que é a luta por direitos iguais e a proteção legal as mulheres,pois todos somos iguais independente de ser homem ou mulher.

     
  20. leticia ,n°16 ,2°F.D

    6 de novembro de 2014 at 6:23 pm

    Entende-se por movimentos sociais;ações e manifestações de protestos,podendo serem constituídos por determinados grupos,independentemente de classes ou profissões que eles pertencem.Visto que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate politico,dentro de uma sociedade.Conceitua-se “movimento social”,sempre que as pessoas considera seus direitos desrespeitados ou se dispõem a lutar pela aquisição de novos direitos.
    Temos como exemplo as (greves trabalhistas),que existem desde os primeiros movimentos até os dias de hoje onde os trabalhadores procuraram reivindicar a diminuição de jornada de trabalho e aumento de salário.O objetivo era pressionar o governo por mudanças em suas politicas trabalhistas e econômicas.

     
  21. Igor Pierri Dos Santos Nº 09 CESB

    10 de novembro de 2014 at 3:08 pm

    Os movimentos sociais ocorrem porque algum grupo esta insatisfeito, seja nos seus direitos civis, políticos e sociais.Essas formas de revoltas expressam-se de diversas formas. Citando como exemplo o ocorrido em junho do ano passado,onde a população, como uma forma de demonstrar toda a sua insatisfação com o governo, saiu as ruas em forma de protesto, cujo o estopim foi o aumento da tarifa de ônibus, ou seja, foi a gota d’água para a população que vem sofrendo com as atitudes do governo.Esse fato foi apenas um exemplo de diversos outros que acontecem por interesses distintos, seja por questões políticas, sociais ou econômicas. A população percebeu que é capaz de promover profundas mudanças no Brasil.
    Conclui-se que, o que pode estar bom para um grupo, pode não estar bom para outro, consequência do conflito de interesses.É necessário criar mecanismos, por parte do governo, para haver um equilíbrio dos interesses políticos, econômicos e sociais, o que pode, ao menos, minimizar os efeitos.

     
  22. Caroline Castilho n°05 2°A Novo Milênio

    10 de novembro de 2014 at 8:19 pm

    Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Os movimentos sociais não são predeterminados, dependem sempre das condições especificas em que se desenvolverem.
    Os movimentos que se mantem durante um longo tempo tende a criar uma estrutura de sustentação e uma organização burocrática por minima que seja, para continuar sua ação, devem obter recursos e assumir gastos com aluguel de uma sede, etc..
    Existem os movimentos organizados que são os étnicos, feministas, ambientalistas, estudantis,
    Os movimentos conjunturais: duram alguns dias.
    Os movimentos é a expressão mais visível da luta de classes entre a burguesia e o proletário.

     
  23. Hemerson .E .Bender n;05 serie 2 ano C

    10 de novembro de 2014 at 8:27 pm

    Bem o movimento social è de fato “A BUSCA PELOS DIREITOS” a quem pense que isso è bagunça ,porem um movimento deve ser definido com forme suas ideias e objetivos.
    Por exemplo no País ouve os movimentos em São Paulo para reforma dos preços das passagens de coletivos ,tambem ocorreu o movimento dos professores para melhorias no sistema da saùde dos profisionais da educação e algumas mobilizações do MST.
    Aqui em Bituruna tambèm tem o movimento do MST ,que buscam um lugar pra morar ,mas alguns estão se aproveitando dos terrenos e estão invadindo mesmo que tenha alguem morando , e outros invadem mesmo tendo terras proprias ao redor , não tenho certeza sobre essa situação, mas isso ja não è movimento è falta de vergonha e abuso.
    Portanto è de estrema importância analizar os fatos ,os objetivos e de que forma são as mobilizações, se são pasificas ou violentas e devem ser repremidas de maneira correta.

     
  24. Edna Soares da Silva nº31 2ºA Novo Milênio

    10 de novembro de 2014 at 9:59 pm

    Movimentos Sociais, podem ser definidos basicamente por diversas formas de manifestações de determinado grupo ou classe social. Tais manifestações ocorrem (na maioria das vezes) pela busca de direitos , participações populares em decisões políticas ,revoltas contra ações do poder público,melhorias na sociedade e etc.
    Os Movimentos Sociais fazem parte da construção da História da Dignidade Humana, pois através deles, as diversas formas de governo que existiram ao longo dos anos puderam perceber que existe uma força de participação social dentro de cada cidadão e que quando insatisfeitos , se unem uns aos outros e protestam exigindo mudanças. Tendo como base a história do nosso país , podemos perceber a insatisfação popular e a busca por melhorias, desde os tempos onde o Brasil era apenas mais uma das colônias portuguesas. Um exemplo seria quando os reis exigiam altos impostos, e devido a tais atitudes muitas manifestações surgiam como intuito de abolir ou acabar com os mesmos (ex.Conjuração mineira).De maneira geral, os movimentos sociais seguiram e acompanharam a história do nosso país, muitos dos direitos e benefícios que temos atualmente, são consequências de revoltas por parte do povo brasileiro (ex.voto secreto,inclusão feminina na sociedade, etc)e é por isso que devemos valorizar e quando necessário reivindicar por melhorias sociais, tendo em mente que estaremos fazendo parte da construção de um país melhor para as futuras gerações.
    Mesmo que muitas das vezes essas manifestações eram reprimidas pelos governantes, a chama de buscar por melhorias, não se apagava dos corações de grande parte dos cidadãos, e até os dias de hoje os movimentos sociais são considerados uma solução para inúmeros problemas que não são resolvidos apenas com reclamações, sendo necessário então uma manifestação por parte daqueles que querem e exigem mudanças, com o objetivo de mostrar ao governo que o povo não se contenta ou não concorda com tudo o que é feito no país. Dessa forma os Movimentos Sociais podem ser considerados um símbolo essencial para que a ”voz do povo” seja ouvida.

     
  25. Elisangela Tausendfreund

    10 de novembro de 2014 at 10:14 pm

    Elisangela Tausendfreund n;07 ,2B Os Movimentos sociais é o conceito que se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
    Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
    Os principais movimentos sociais no Brasil são: O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
    Os movimentos sociais podem ser considerados como ações e manifestações de protestos, podendo serem constituídos por grupos, independente de classes ou profissões que eles pertencerem, tendo como objetivo principal a mudanças e a asseguração da ordem que deve ser estabelecida dentro da sociedade, nos diferentes âmbitos que ela possui.
    Em minha opinião esses movimentos devem sim acontecer porque se não lutarmos pelo que queremos nunca haverá melhorias,mas sim com toda organização para que não haja destruição.

     
  26. andrea pereira da silva

    11 de novembro de 2014 at 10:04 am

    Andreia Pereira 2 serie novo milênio
    Os movimentos sociais são um ação coletia com objetvo de manter ou mudar uma determinada situação….
    Como aconteceu na terceira semana de setembro de 2003, milhares de estudantes e 12 á 22 anos pararisaram por 3 dias na capital da Bahia, manifetando-se contra o almento das passagens…
    A manifestaçpão aconteceu sem nehuma articulação de organização estudantis…. eles negaram a possibilidade de liderança tanto da (UNE) quanto (UBES) pois não querian ser acusados de servir como instrumento politico dessas organizações…..

     
  27. Fernanda

    11 de novembro de 2014 at 10:05 am

    Fernanda 2 serie novo milênio
    Os movimentos sociais e uma ação coletiva de um determinado grupo que esta em busca de seus direitos e com objetivo de uma possível mudança que traga melhorias e que se faça o justo para todos a quem precisa e que isso mostra que as pessoas querem uma vida melhor e querem ser respeitada independente de vida ou de trabalho que exercem porque merecemos direitos de igualdades para todos

     
  28. Lucilene Dos Santos

    11 de novembro de 2014 at 11:41 am

    Movimentos sociais são ações coletivas com objetivos de manter ou mudar uma situação eles podem ser locais nacionais e internacionais há vários exemplos de movimento sociais em nosso dia-a-dia as greves trabalistas (por melhores sálarios e condições de trabalho, os movimentos por melhores condições de vida na cidade po transportes habitação educação saúde ,etc) e no campo ( pelo acesso á terra ou pela manutenção da atual situação de distribuição de terras) os movimentos etnícos feministas, ambientalistas, e estudantis,entre outros
    além desses movimentos organizados ,existem outros que podemos chamar de conjurais são os que duram alguns dias e desaparecempara,depois,em outros momentos com novas formas de expresar é preciso analisar cada tipo de movimento para entender as ideias.os movimentos sociais são sempre de confronto politico na maioria dos casos eles tem uma relação como estado seja de oposição seja de parcerias de acordo com seus interesses ve necessidades.
    ALUNA;Lucilene Dos Santos Número:17
    Prof:jonas 2 A
    colégio estadual novo milênio-ensino fundamental e médio.

     
  29. Henrique

    11 de novembro de 2014 at 11:50 am

    movimentos sociais são ações coletivas que buscam reivindicar direitos com a intenção de trazer melhorias para a nossa sociedade e que o poder dos governantes seja exercido de forma justa para todos os indivíduos que por eles são governados.
    Alguns movimentos sociais que ocorreram no nosso cotidiano,como as manifestações ocorridas em 2013,onde um dos motivos foi o aumento do preço das passagens, entre outros motivos, não podem ser esquecidos pois foram um importante ocorrido na nossa sociedade.Foi um marco histórico em que dizia se que ”O Gigante Acordou” de maneira à mostrar que o Brasil havia se cansado dos erros da gestão e dividiram ir para as ruas mostrar sua indignação.
    Mas parece que tudo isso foi inútil pois infelizmente decidiram manter a governante do pais não adianta ir para as ruas protestar e repetir os erros e escolhas mal feitas.

     
    • Henrique

      11 de novembro de 2014 at 11:51 am

      2 serie A Novo milenio aluno henrique ribas n 12

       
  30. Thalia Christie Camargo dos Santos n °23, 2 °B

    11 de novembro de 2014 at 2:13 pm

    Os movimentos sociais são ações coletivas em busca de interesses comuns ou adversos, com o objetivo de mudar ou manter alguma legislação, atualmente os que predominam são os das mulheres, negros, crianças, MST entre outros.
    Os movimentos sociais sempre tiveram importância na história da humanidade, pois é uma busca por direitos sociais pelo menos em tese, porque na pratica pessoas que nem sabem oque estão fazendo ali acabam corrompendo as ideias da maioria, tornando-se dessa maneira uma baderna como o movimento de julho do ano passado, sobre o aumento dos R$ 0,20 centavos na passagem de ônibus, aonde pessoas começaram a destruir o patrimônio publico o qual nos cidadãos pagamos.
    Penso que um movimento social é uma busca por direitos quando a uma ORGANIZAÇÃO bem desenvolvida e a conscientização da pessoa quanto um cidadão, dessa maneira poderá ter bons resultados, e claro que em uma sociedade civil os movimentos sociais são fundamentais enquanto a reivindicação o e manifestação.

     
  31. Edilaine de Jesus Ortiz

    11 de novembro de 2014 at 2:47 pm

    “Os movimentos sociais, na pratica, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico especifico, são também ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia-a-dia: as greves trabalhistas (por melhores salários e condições de trabalho), os movimentos por melhores condições de vida na cidade (por transporte, habitação, educação, e saúde)
    Os movimentos sociais surgem nos mais diversos lugares do planeta sempre que um grupo de indivíduos considera seus direitos desrespeitados ou se dispõe a lutar pela aquisição de novos direitos, um dos movimentos com características nessa época foi o movimento ambiental esse movimento é típico da sociedade industrial, porque a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos isso sem falar do desmatamento nas áreas ainda recobertas por florestas

     
  32. Edilaine de Jesus Ortiz

    11 de novembro de 2014 at 2:50 pm

    “Os movimentos sociais, na pratica, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico especifico, são também ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia-a-dia: as greves trabalhistas (por melhores salários e condições de trabalho), os movimentos por melhores condições de vida na cidade (por transporte, habitação, educação, e saúde)
    Os movimentos sociais surgem nos mais diversos lugares do planeta sempre que um grupo de indivíduos considera seus direitos desrespeitados ou se dispõe a lutar pela aquisição de novos direitos, um dos movimentos com características nessa época foi o movimento ambiental esse movimento é típico da sociedade industrial, porque a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos isso sem falar do desmatamento nas áreas ainda recobertas por florestas
    Aluna: Edilaine de jesus Ortiz N: 08
    prof: jonas 2 A
    colégio:novo Milênio

     
  33. Maitê Ap° Ramires N°15 2°B

    11 de novembro de 2014 at 4:00 pm

    Movimentos Sociais é a ação coletiva de um grupo organizado que tem com objetivo de alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. No Brasil os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente. As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
    Na minha opinião os movimentos socias é a busca pelos direitos, e tem uma grande importância para a sociedade, pois se o individuo não for a luta ele não os terá, há algum tempo vemos que os cidadões estão reivindicando de forma “errada”, pois reivindicar em favor de si, de seus direitos eu concordo, mais sair pelas ruas e estragar o patrimônio que é deles, que eles e nós temos que pagar, com certeza não é o certo,para que esses movimento ocorram a população precisa de mais organização ou talvez de um líder, alguém que coloque a cara para bater, coloque ordem.

     
  34. Jéssica S. Matias

    11 de novembro de 2014 at 8:28 pm

    Jéssica/ N° 07/ 2° C

    Movimentos sociais são aqueles em que um grupo de pessoas buscam a conquista de algo, são compostos pelo povo que lutam por trabalho e pelos seus direitos Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e não privilégios. Também mostra a importância de se lutar pelos seus objetivos.
    Os principais movimentos sociais no Brasil são:
    O Movimento dos Sem Terra – MST manifestações coletivas como dos movimentos sindicais de professores, entre outros.
    O movimento sem teto, tem como objetivo O direito à moradia digna para as pessoas que precisam, o direito a melhores condições de vida.

     
  35. Ana Luiza Pereira Nº 2 2ªA

    11 de novembro de 2014 at 8:53 pm

    Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais. A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país.
    O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia a todos os cidadãos além de lutar por um modelo de cidade mais justa.

     
  36. Alessandro Parizotto 2°B N°02

    11 de novembro de 2014 at 9:06 pm

    Os movimentos sociais podem ser compreendidos como uma forma de um grupo de pessoas reivindicarem um direito ou mudar uma situação, ou seja, é gerado pela incapacidade de um poder maior atender a necessidade da população. Por isso não considero como uma forma de desordem e sim como uma opção que o povo tem o direito de escolher.
    Os principais movimentos sociais são:MST (movimento dos sem terra) e também pode se destacar movimentos via internet e redes sociais.

     
  37. Felipe Lucas Dalgallo Nº 11 2º A

    12 de novembro de 2014 at 3:16 pm

    Movimentos sociais são uma forma de buscar nossos direitos e não uma baderna como muitas pessoas pensam, pois os movimentos são as ações de um determinado grupo organizado que busca alcançar mudanças sociais por embate politico conforme seus valores e crenças incluso em uma determinada sociedade, permeados por tensões sociais.
    Os principais movimentos sociais ocorridos nos dias de hoje são:
    *Manifestações dos 20 centavos: contestavam o aumento da tarifa de transporte publico;
    *Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST): Buscam a reforma agrária brasileira;
    *Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST): tem como objetivo lutar pela reforma urbana, por um modelo de cidade mais justa e pelo direito à moradia.

    Reportagem :
    Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de junho , foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais.Foi a maior mobilização no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, e chegaram a contar com até 84% de simpatia da população. Inicialmente restrito a pouco milhares de participantes, os atos pela redução das passagens nos transportes públicos ganharam grande apoio popular em meados de junho, em especial após a forte repressão policial contra os manifestantes, cujo ápice se deu no protesto do dia 13 em São Paulo.

     
  38. Maiara Patricia Claus Nº18 2 ªF.D.

    12 de novembro de 2014 at 4:30 pm

    Movimento social é uma ação coletiva de um grupo que pretende alcançar mudanças no meio em que vive. Muitos são vistos como forma de reivindicação, porém, outros são vistos apenas como forma de bagunça e vandalismo.
    Na minha opinião, um movimento social é tanto uma manifestação para reivindicar direitos quanto uma “baderna”, pois como pudemos perceber nas manifestações do ano de 2013, por conta do aumento da passagem de ônibus, enquanto tinham pessoas que estavam nas ruas com a intenção de lutar pelos seus direitos, outros aproveitavam para cometer vandalismos aos patrimônios públicos.
    Quando existir um movimento social, vai existir bagunça, por mais que a intenção das pessoas que lá estão reivindicando seus direitos seja boa.

     
  39. Cicero Junior 2C

    12 de novembro de 2014 at 4:58 pm

    Movimentos socias sao corretos quando?

    Nas nossas manifestaçoes de hoje em dia,esta muito diferente pois,com a constante
    despoliticaçao da populaçao ,fez com o que os organizadores das manifestaçoes ,procurassem outros meios para conseguirem seus objetivos.
    Neste contexto alguns grandes empresarios viram um grande campo economico que tinha muita procura e pouca demanda .assim começaram a surgir empressas especializadas que fornecem desde manifestantes ate carros de sons apitos etc…
    Contudo nem aqueles que sao afetados diretamente pelas manifestaçoes,nao tem forças nem animo para defender suas causas.
    Por este motivo devemos apoiar movimentos que tem um objetivo claro sem segundas intençoes.Pois em toda e qualquer tipo de manifestaçao sempre havera os afavor e os contra,pois alguns vao pelo movimento outros por partido politico etc…
    Quando se apoia algo pára ajudar a fortalecer uma minoria esta deixando de pensar nas milhoes de pessoas que sofreram durante o processo.
    Na minha opiniao alguns movimentos devem ser ajudados de corpo e alma pois ajudam milhoes .
    Uma das musicas que foi lançada no periodo das manifestaçoes contra as tarifas de onibus foi muito bem espressada na musica do mc daleste -o gigante acordouy conta detalhes e o por que da revolta da populaçao contra o governo.

     
  40. José Augusto Benassi 2 ª B N°10

    12 de novembro de 2014 at 8:11 pm

    Movimentos sociais são aqueles em que um grupo de pessoas buscam a conquista de algo.Muitos são vistos como forma de reivindicação, porém, outros são vistos apenas como forma de bagunça e vandalismo.
    Os Movimentos Sociais fazem parte da construção da História da Dignidade Humana, pois através deles, as diversas formas de governo que existiram ao longo dos anos puderam perceber que existe uma força de participação social dentro de cada cidadão e que quando insatisfeitos , se unem uns aos outros e protestam exigindo mudanças. Tendo como base a história do nosso país , podemos perceber a insatisfação popular e a busca por melhorias, desde os tempos onde o Brasil era apenas mais uma das colônias portuguesas. Um exemplo seria quando os reis exigiam altos impostos, e devido a tais atitudes muitas manifestações surgiam como intuito de abolir ou acabar com os mesmos .Mas sempre que tiver uma manifestação, existem alguns membros que iram fazer algum tipo de baderna , como destruir espaços públicos, bancos, lojas etc.

     
  41. Cristiane Gasperini, nº 5, 2ªA, Colégio Santa Bárbara.

    13 de novembro de 2014 at 8:06 pm

    Não satisfeitos com a politica de governo, ou com qualquer outra coisa que afeta mais que uma pessoa, manifestantes vão as ruas em busca de um ideal, vão protestar a fins de que suas idéias sejam ouvidas, consecutivamente atendidas, ou pelo menos melhoradas. Existem dois tipos de pessoas presentes nesses conflitos, as que vão a serviço do movimento, e as que se aproveitam da situação. Infelizmente, esses conflitos sociais estão acabando em roubos, brigas, discussões, mortes, entre tantos desfechos impróprios perante a verdadeira essência do movimento.
    A seguir, a reportagem de um exemplo disso: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1511226
    Um exemplo simples, ocorrido no nosso estado, no dia 4 deste mesmo mês de novembro, “Professores ficam feridos em briga com seguranças da Alep”, Até onde a democracia está sendo verdadeiramente democrática? Pessoas justas, lutando por objetivos de muitos, sendo maltratadas pelo próprio governo ou pelos próprios manifestantes opositores, sendo humilhadas por pessoas egoístas, que só pensam no bem para si e não no bem comum, no bem de todos. Enquanto continuar assim, o Brasil independente de quem o governe não avançara em setor nenhum, pois entre muitos que podem ser considerados cidadãos justos, exitem poucos que querem estragar e acabar com todo tipo de avanço social.

     
  42. Ana Dara Santos nº 3, 2ªF.D, Colégio Santa Bárbara

    13 de novembro de 2014 at 8:38 pm

    Movimento social é uma ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças socias por meio de embate politico, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade.Podem objetivar a mudança, a transiçao ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social.
    Em relação ao movimento social ser a busca pelos direitos ou uma baderna bagunça acredito que isso é uma questão de opinião. Na minha opinião é a busca pelos direitos, é a necessidade de um povo que normalmente esta sofrendo problemas decorrentes da mal administração por parte do governo, e por isso querem tentar mudar essa realidade através de movimentos sociais, por exemplo, o protesto que aconteceu em maio deste ano que foi contra o aumento da passagem de ônibus, aquilo é busca pelos direitos pois nem todos tem condições de pagar ida e volta, de segunda a sabado. Concluindo isso é questão de opinião.

     
  43. lucas michel mendes nº14 2ªb cesb

    13 de novembro de 2014 at 9:37 pm

    O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social.Na minha opinião ,os movimentos sociais são muito importantes,pois são por meio deles que as pessoas buscam os seus direitos.Podemos usar como exemplo o Movimento Feminista que foi a luta das mulheres em busca de direitos iguais diante a sociedade entre homens e mulheres.

     
  44. Luiz Carlos Levinski nº 26 2ªA cesb

    13 de novembro de 2014 at 11:18 pm

    Luiz Carlos nº 26 2ªA cesb

    Movimento sociais esta se referindo ao um determinado grupo que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de um embate politico, objetivar a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade.
    São a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico especifico, são também ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação.

    Os principais movimentos sociais no Brasil são: # O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
    # O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS)
    # Movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres.
    # Movimento Passe Livre.

    Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de junho , foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais.Foi a maior mobilização no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, e chegaram a contar com até 84% de simpatia da população. Inicialmente restrito a pouco milhares de participantes, os atos pela redução das passagens nos transportes públicos ganharam grande apoio popular em meados de junho, em especial após a forte repressão policial contra os manifestantes, cujo ápice se deu no protesto do dia 13 em São Paulo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013

    Na minha opinião.! os movimentos sociais são muito importantes pois é a busca pelos direitos,é tanto uma manifestação para reivindicar direitos quanto uma “baderna”, como esse ano as manifestações contra a ”Copa” uma revolta da população contra o governo. kkk não podemos ficar quieto enquanto o Brasil esta se ACABANDO…

     
  45. fabio da silva N08 2B

    14 de novembro de 2014 at 8:39 am

    Movimentos sociais,são uma forma de mostrarmos nossa apinião, e que estamos descontente com a forma de governo.Algumas minifestação tem toda uma base, em junho do ano passado as manifestações no começo faram bem sucedidas, mas no final virou uma baderna alguns protestavam e outros quebrando o patrimonio publico ,que sera reformado com o nosso propio dinheiro.As manifestação nos primeiros momento é visto como algo muito estranho que alguns estão somente para fazer bagunça,mas por outro lado são grupos de seres humano que querem mudanças , para viverem numa sociedade mais justa e democratica.

     
  46. Edenilson xavier

    14 de novembro de 2014 at 11:34 am

    Movimentos sociais são as formas de nos manifestarmos, geralmente contra o Estado, em decorrencia do descomprimento de direitos sociais, civis e políticos.
    Os movimentos ocorreram desde a formação da sociedades, exemplo:
    No Brasil por volta de 1500 ocorreram as primeiras manifestações, que envolveram Indios e Escravos, os indios queriam a preservação de suas terras e manter seu modo de viver.
    Os movimentos são uma forma de garantirmos nosso direito, porem algumas pessoas aproveitam-se do protesto que esta ocorrendo para fazer baderna.

     
  47. Renan sandi 2B

    14 de novembro de 2014 at 11:39 am

    os movimentos sociais e uma revolta do povo que esta insastisfeito com a forma de governo,eles fazem esses movimentos para poderem ter um futuro melhor para eles e para seus filhos que cresceram em um mundo onde não haja tanto corrupição e desigualdade social, fazendo que seus direitos sejam compridos na prática não so no papel como é hoje em dia.

     
  48. Fabio da Silva N08 2B

    14 de novembro de 2014 at 11:44 am

    Os primeiros movimentos sociais foram muito tempo e que formaram tedo um historioco, e que mostra que a sociedade esta de olho no que o governo faz e quando insatisfeita se unem e manifestam suas ideias; como são a maioria das vezes todas suas exigências são adiquiridas, mas as vezes tem suas mudanças que vai afetar as nossas vidas futuramente.

     
  49. Mariana 2B

    14 de novembro de 2014 at 4:33 pm

    Os movimentos socias , são ações coletivas que tem como objetivo manter ou mudar uma situação. Devemos ressaltar que não existe uma centralização de liderança nos movimentos sociais. Cada um corre atrás dos seu direito sem muita solidariedade. Cada um quer resolver seu próprio problema , mas não existe uma liderança e reivindicar direitos comuns , ao bem de todos. Sendo assim , vira uma bagunça, e que muitas vezes é começada pelos vândalos que se misturam aos que querem protestar pacificamente para destruir os patrimônios público e privado.

     
  50. Maiara Charnoski

    14 de novembro de 2014 at 6:14 pm

    Maiara Charnoski N° 20
    Colégio Estadual Novo Milênio. 2° A
    Movimento social se refere à toda ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade. As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características da ação de um movimento social, como por exemplo a manifestação do ano de 2013. A ação em praça pública é o que dá visibilidade ao movimento social, principalmente quando este é focalizado pela mídia. Os movimentos sociais podem provocar impactos conjunturais e estruturais, em maior ou menor grau, dependendo de sua organização.
    Em nossa sociedade existem muitos movimentos sociais, como o MTST Movimento dos Trabalhadores sem Teto, pelo fato de também já terem existidos muitos como o MF Movimento Feminista.
    Sou totalmente a favor de manifestações, greves e outros movimentos, desde que não virando baderna, sendo feito com respeito e o foco principal ser a mudança, pode ser atingido com sucesso a finalidade desejada.

     
  51. Marcelo Gonçalves

    14 de novembro de 2014 at 6:23 pm

    Marcelo Gonçalves N°22
    Colégio Estadual Novo Milênio.
    Os movimentos sociais são ações conjuntas que reivindicam algo perante o modelo político econômico imposto pela sociedade dominante vigente, a partir daí os movimentos sociais estão contra as ações da ordem vigente, no decorrer dos anos sabemos que existiram vários movimentos sociais que buscam mudanças para a situação política social.
    Nos dias atuais o mundo vem vendo uma onda crescente de movimentos sociais como presenciamos ano passado a greve que aconteceu, e também nos mais diversos países os integrantes desses movimentos em sua maioria são jovens que buscam melhores perspectivas de vida entre essas reivindicações uma melhor assistência do estado como saúde, educação, trabalho entre outros buscando também que a política seja de fato democrática, e mais ética e menos corrupta.
    sou a favor dos movimentos sociais pois buscam melhorias ao nosso pais, desde que seja feito de forma organizada e sensata.

     
  52. Marcelo Gonçalves

    14 de novembro de 2014 at 6:36 pm

    Marcelo Gonçalves N°22

    Colégio Estadual Novo Milênio.

    Os movimentos sociais são ações conjuntas que reivindicam algo perante o modelo político econômico imposto pela sociedade dominante vigente, a partir daí os movimentos sociais estão contra as ações da ordem vigente, no decorrer dos anos sabemos que existiram vários movimentos sociais que buscam mudanças para a situação política social.
    Nos dias atuais o mundo vem vendo uma onda crescente de movimentos sociais como presenciamos ano passado a greve que aconteceu, e também nos mais diversos países os integrantes desses movimentos em sua maioria são jovens que buscam melhores perspectivas de vida entre essas reivindicações uma melhor assistência do estado como saúde, educação, trabalho entre outros buscando também que a política seja de fato democrática, e mais ética e menos corrupta.
    sou a favor dos movimentos sociais pois buscam melhorias ao nosso pais, desde que seja feito de forma organizada e sensata……

     
  53. Silvana Pinheiro

    15 de novembro de 2014 at 3:30 pm

    Silvana Pinheiro Nº 22 2ªA
    Com base nos documentários aqui sugeridos, podemos dizer que as organizações sociais estão – teoricamente- divididas em três categorias, sendo elas: movimentos reivindicatórios; movimentos políticos e movimentos de classe. É importante enfatizar que, qualquer que seja a organização, ela deve sempre ser elaborada utilizando-se de princípios fundamentais,possuindo um PROJETO (proposta;objetivo;meta), IDEOLOGIA ( sentido da luta) , e ORGANIZAÇÃO ( elemento que sustenta e centraliza a estrutura), só assim ela terá resultados positivos,fazendo com que objetivo de mudança e conquista seja atingido. Para finalizar essa breve reflexão referente à movimentos sociais,nada mais lógico do que concluir com pensamentos do “pai das revoluções” Marx. Como esse gênio dizia, “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.” , sendo assim, podemos definir as conhecidas “greves”, como única maneira para conquistar direitos sociais e políticos ;reivindicar nossas insatisfações e por fim construir uma sociedade mais igualitária,justa e democrática.

     
  54. Aline Nataly

    16 de novembro de 2014 at 5:02 pm

    Aline Nataly Nº 02, 2ª F.D

    Movimentos sociais refere-se à ações coletivas de um determinado grupo que busca seus objetivos, são reivindicações de algo que não está “bom” para todos. Podemos citar como movimentos sociais: feministas, dos trabalhadores sem teto e sem terra,contra os índios e negros e o aumento da passagem de ônibus no ano passado (onde várias pessoas aproveitaram para depredar e roubar o patrimônio público e privado).
    Também ocorreu manifesto de professores que buscavam melhores condições de trabalho em 30 de agosto de 1988, onde houve confronto direto com os policiais que ficou marcado na história da educação brasileira e todos os anos há paralisação dos educadores numa forma de lembrar esta data. Todos têm o direito de se manifestar de forma pacífica buscando seus ideais!

     
  55. Marielen Gonçalves 2FD

    17 de novembro de 2014 at 8:37 am

    Muitas vezes os movimentos sociais são buscas por direitos, mas isso deve ocorrer desde que não ocorra danos em patrimonios publicos, pois isso gera uma “baderna”. São também ações coletivas que visam mudar uma situação. Em algumas situações são movimentos organizados, e na maioria das vezes são movimentos em relação a confrontos politicos.

     
  56. Débora caroline pereira 2fd

    17 de novembro de 2014 at 8:46 am

    Movimentos sociais são lutas coletivas contra algum tipo de governo ou lutas pelos direitos das pessoas. Penso que se tivesse manifestações pacíficas,varias mudanças ocorreriam em nosso país, incluindo os direitos da sociedade. Se todos nós lutarmos pelos nossos direitos pacificamente, creio que pelo menos uma parte do nosso Brasil conseguiremos mudar. #FICA A DICA.

     
  57. Eduardo M. Agustini nº06 Série2ºB

    17 de novembro de 2014 at 11:14 am

    Movimentos sociais são organizações em que os indivíduos do próprio, se organizam para obter seus direitos desejados, em que todos tenham direito igualitário.
    Muitos pensam que movimentos socias são badernas organizadas para que o governo se ópte em realizar desejos dos grevistas; Oque se contraria, pois é para o bem de muitos ou todos.
    Se cria grupos de indivíduos que vão as ruas em forma civilizada para obter vida melhor.

     
  58. Raila

    17 de novembro de 2014 at 2:36 pm

    Raila n 25 2FD Atualmente no Brasil movimentos sociais , baderna bagunças ou busca pelos direitos estão acontecendo cada vez mais , pois se não temos direitos então lutaremos por eles, lembrando que temos deveres a ser cumpridos. Se somos todos iguais porque há baderna bagunça em nosso país?Será porque temos opiniões distintas ou somos alienados ? Ou somos obrigados a sermos iguais ?

     
  59. Milena Ostvald 2 série A, Novo Milenio

    17 de novembro de 2014 at 9:38 pm

    Os movimentos sociais tem como objetivo manter ou mudar alguma situação, ou também desenvolver ações que favoreçam a mudança da sociedade com base no principio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. Buscam a diminuição do preconceito e discriminações que prejudicam as relações sociais.
    Penso que aqueles que vão atrás dos seus direitos e necessidades através das manifestações devem ser ouvidos e respeitados por autoridades que muitas vezes agem com violência para com eles. Hoje há liberdade de expressão, mas muitas vezes somos reprimidos por aqueles que deveriam nos dar segurança e não medo, o Brasil não é aquilo que estrangeiros pensam e veem, há miséria, discriminação social e racial, e muita violência. O cumprimento das regras e normas de uma sociedade também são reinvindicadas por manifestações, dando como exemplo o “jeitinho brasileiro” que é uma forma de burlar as leis, isso deve acabar sim pois atrapalha também na modernização no nosso país. Manifestações para a mudança de governo é justa, penso eu, mas o que decide mesmo é na hora do voto, é o momento em que devemos colocar tudo aquilo que reinvindicamos em prática. Mas infelizmente o povo brasileiro não está fazendo isso, manisfestão, mas na opotunidade que o direito de mudar esta em apenas um gesto a jogam no lixo. A mudança de um país começa por nós mesmos.

     
  60. Kariane dos Santos, Novo milênio 2 série A

    17 de novembro de 2014 at 10:29 pm

    Os movimentos sociais são organizados por grupos de pessoas com objetivo de mudar ou manter uma determinada situação. Os movimentos são uma forma de mostrar nossa opinião e as nossas insatisfações. São muito importantes pois quem não luta, não consegue o que quer. Só que é claro que muitas vezes esses movimentos são reprimidos pelos governantes, pois geralmente os manifestantes acabam esquecendo seus objetivos e o manifesto vira em baderna.
    Hoje em dia os principais movimentos que acontecem no Brasil são o MST, MSTS, e os movimentos em defesa dos índios, dos negros e das mulheres.

     
  61. gabriel ortigara

    18 de novembro de 2014 at 9:05 am

    Gabriel ortigara 2 serie A os movimento sociais de hoje fazem parte dos nossos dia a dia onde o objetivo e muda algo ou uma determinada situação ,muitos desses direitos são muitas vezes reprimidos por militares que muitas vezes,não entendem o lado da manifestação,e partem para agressão .hoje em dia são muito regulares manifestações onde o povo requer melhor condições de vida e um melhor desempenho dos governantes no governo essas manifestações são conhecidas como MST quem em nosso pais estão regularmente aparecendo para lutarem por seus direitos, onde grande parte desses movimentos ganham proporções gigantescas um exemplo de movimento e o dos das mulheres que vem ganhando grande proporções e repercussões na mídia entre outros existem vários movimentos como os dos sem terra os dos índios e os dos sem teto.

     
  62. arilson almeida lara, Novo milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 9:06 am

    Os movimentos sociais são organizados por grupos de pessoas com objetivo de mudar ou manter uma determinada situação.Muitas vezes os movimentos sociais são buscas por direitos, mas isso deve ocorrer desde que não ocorra danos em patrimonios publicos, pois isso gera uma “baderna”. São também ações coletivas que visam mudar uma situação. Em algumas situações são movimentos organizados, e na maioria das vezes são movimentos em relação a confrontos políticos .
    Hoje em dia os principais movimentos que acontecem no Brasil são o MST, MSTS, e os movimentos em defesa dos índios, dos negros e das mulheres.
    Resposta
    Na minha opinião.! os movimentos sociais são muito importantes pois é a busca pelos direitos,é tanto uma manifestação para reivindicar direitos quanto uma “baderna”, como esse ano as manifestações contra a ”Copa” uma revolta da população contra o governo. kkk não podemos ficar quieto enquanto o Brasil esta se ACABANDO …

     
  63. Alan Felipe Martinelli, Novo Milênio 2 Série A

    18 de novembro de 2014 at 9:14 am

    Movimentos sociais, são apenas uma uma “baderna” ou ” reivindicação e direitos” ? Como seu conceito ja diz são grupos de pessoas bem organizados que organizam esses movimentos capazes de pararem o país, como foi no meio do ano passado onde não só nosso país mas também o mundo estava de olhos voltados para o Brasil. Mas com todos aqueles pedidos de mudança nada foi feito, se não fosse só isso. Se todas as pessoas que fizeram greves e manifestações quisessem realmente mudança teriam que rever seus consentimentos perante a politica de nosso país.
    Devemos Observar também que a forma como muitos manifestantes estão fazendo suas reivindicações esta errada, pois não é quebrando vidraças e arrombando lojas. Até porque se fizerem isso a mídia terá mais um motivo para condenar os manifestantes ao invés de apoia-los perante as circunstancias onde eles são os verdadeiros negligenciados. Com todas essas reflexões feitas podemos observar que greves não são muito favoráveis não desse modo como estão sendo feitas…

     
  64. lucineia dos santos ,Novo Milênio ,2 Série A

    18 de novembro de 2014 at 9:31 am

    Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia a dia :As greves trabalhistas (por melhores salários e condições do trabalho),Os movimentos por melhores condições de vida na cidade (por transportes , habitação ,educação ,etc.) .E no campo (pelo acesso á terra ou pela manutenção da atual situação de distribuição de terras) .Os movimentos éticos ,feministas, ambientalistas é estudantis,entre outros.
    Além desses movimentos organizados,existem outros que podemos chamar de conjunturais.São os que duram alguns dias e desaparecem para depois surgir em outros momentos,com novas formas de expressão .Por causa dessa diferença e mobilidade,é preciso analisar cada tipo de movimento para entender as ideias que motivam e sustentam as ações , Assim como seus objetivos.

     
  65. Vagner Wilhan Sandi 2 Serie A

    18 de novembro de 2014 at 9:38 am

    Os movimentos sociais vem a ser um grupo de pessoas que vem revem dicar seus direitos junto com a sociedade onde eles procuram mudanças para ter uma sociedade livre da oprição social com os demais membros da sociedade onde muitas vezes são injustas com os demais os movimentos no meu ponto de vista sim deve continuar pois são nossos direitos que estão em jogo eu acho que se não tivesse esses movimentos o brasil seria um pais muito desigual pois como as coisas vão indo com os movimentos tendo desigualdades pense se não tivéssemos esse direito nosso de revindicar nossos direitos com a sociedade e também com oque esta acontecendo em todo nosso redor .
    Eu acho os movimentos sociais muito bom pois com ele nos podemos revindicar nosso direitos e como cidadão justos de uma sociedade livre da injustiça e em que todos nos temos o mesmo direito de interagir em meio a sociedade com a cabeça erguida parra mostra que fomos pessoas capazes de mudar nossa sociedade para uma sociedade livre da injustiça social para que vivemos em total harmonia com a sociedade

     
  66. Welerson Dias, Novo Milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 9:42 am

    nos dias atuais o mundo vem vendo uma onda crescente de movimentos sociais como presenciamos ano passado a greve que aconteceu , e também em vários outros países os integrantes desses movimentos em sua maioria são jovens que buscam melhores perspectiva de vida ente essas reivindicações uma melhor assistência do estado como saúde , educação trabalho entre outros buscando também que a politica seja de fato democrática , e mais ética e menos corrupta.
    Os movimentos são uma forma de garantirmos nosso direitos, revindicar nossas insatisfações e por fins termos uma sociedade mais igualitária e mais justa.

     
  67. Jessica Padilha, Novo Milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 10:28 am

    Nos dias de hoje os movimentos sociais estão em alta.Muitas pessoas fazem movimentos principalmente pela melhora de hospitais ate baixo custo de transporte publico.Existem movimentos sociais mais tranquilos como por exemplo passeatas silenciosas.Os movimentos sociais que se mantem durante um longo tempo tendem a criar uma estrutura e uma organização burocrática por minima que seja para continuar atuando.

     
  68. Fernanda dos Santos, Novo Milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 10:32 am

    Os movimentos sociais são ações que tem como objetivo manter ou mudar diversas situações do nosso cotidiano, por melhorias no salario por transporte habitação de saúde entre outros para resolver problemas da comunidade independentemente do poder publico muitas vezes tomando iniciativas que caberiam ao estado.

     
  69. MayK, Novo Milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 10:45 am

    as pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Que sua vida não irá melhorar com a conquista apenas do teto ou da terra. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas.

    Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e. O movimento social tira as pessoas de seu isolamento e lhe dá identidade, dignidade. Porem se um grupo de ‘baderneiros’ em meio a a um grupo de cidadãos de bem teremos uma verdadeira desordem e todos os envolvidos serão prejudicados pois tem gente que vai nesses movimentos apenas para promover quebra quebra e essas pessoas acabam prejudicando os movimentos

     
  70. Vanessa Cardoso, Novo Milênio 2 série A

    18 de novembro de 2014 at 10:46 am

    Os movimentos sociais tem como objetivo fazer uma mudança na melhoria da nossa sociedade como por exemplo o abaixo das tarifas, acabar com o preconceito,mais saúde, mais trabalho, e mais educação. Estas manifestações tem a capacidade de acabar com o problema ou complicar.

     
  71. Jackson Camana, Novo Milenio 2 serié A

    18 de novembro de 2014 at 11:06 am

    os movimentos sociais são uma forma de agir para uma mudança no sistema,onde varias pessoas se reúnem para mudar a forma de viver na sociedade atual,como já ouve e haverá ainda muitos movimentos sociais para mudanças na sociedade,as pessoas começão a perceber os erros que esta ocorrendo e querem uma mudança.
    assim o governo não sabe o que fazer e ocorre a violência como muitas vezes já ocorreu.então eles tentam mudar através das passeatas e greves a jeito da social das pessoas pensar.

     
  72. Marcela Rocha nº21 2ºA Novo Milênio

    18 de novembro de 2014 at 11:12 am

    Os movimentos sociais é um modo de pessoas reivindicarem seus direitos em,busca de melhoria na nossa sociedade como por exemplo movimento contra o preconceito racial, melhor condições de moradia, de trabalho, educação, impostos, tarifas, preços de passagem de ônibus muito cara, melhorias no atendimento medico, melhores salários, movimento feministas entre vários outros. Em meu ponto de vista como cidadã devemos reivindicar melhorias pois temos nossos direitos e deveres como cidadãos e se queremos mudança para um mundo melhor devemos começar por nós mesmos.

     
  73. Maiara Alves n° 19 2°A Novo Milênio

    18 de novembro de 2014 at 11:13 am

    Os movimentos sociais, são ações coletivas que tem como objetivo manter ou mudar uma situação. Devemos ressaltar que não existe uma centralização de liderança nos movimentos sociais. É a maneira que o o povo tem de se manifestar e de lutar contra seus direitos, seja a partir de melhorias, ou até mesmo uma melhor qualidade de vida, ou até buscar uma sociedade justa e igualitária para todos.Os Movimentos Sociais fazem parte da construção da História da Dignidade Humana, pois através deles, as diversas formas de governo que existiram ao longo dos anos puderam perceber que existe uma força de participação social dentro de cada cidadão e que quando insatisfeitos , se unem uns aos outros e protestam exigindo mudanças. Embora todos tenham direito de se manifestar querendo mudança é preciso que haja consciência, realizando de forma consciente sem está prejudicando ninguém e nem estragando com o patrimônio público, ou qualquer outra coisa que foi construída com o dinheiro do povo.

     
  74. Raquel Dhein

    19 de novembro de 2014 at 7:56 am

    Os movimentos socias são a busca pelos direitos que alguma instituição deixa de cumprir ….
    Ex:
    As manifestações de junho do ano passado ocorreram por que a população estava descontente com relação ao estado, pois estava deixando de lado como sempre a saúde e a educação.
    Acho que os movimentos sao uma otima forma de chegarmos naqueles que estão no poder, mas algumas pessoas aproveitam-se do fervor da população e fazem vandalismo.

     
  75. Raquel Dhein 2° B

    19 de novembro de 2014 at 8:07 am

    Ops não coloquei a serie…

     
  76. Flaviane Vieira 2° F.D

    20 de novembro de 2014 at 9:32 pm

    Os Movimentos Sociais, podem ser a representação da sociedade unida, lutando pelos seus direitos, em busca de condições de vida melhor. Mas no meio dessas pessoas que lutam, sempre estarão aquelas que só querem fazer bagunça, quebrar lojas, patrimônios públicos. Alguns exemplos de movimentos sociais no Brasil: o movimento da classe trabalhadora pela redução do preço das passagens de ônibus, o movimento dos Trabalhadores sem terra e os movimentos em defesa dos direitos da mulher. Embora seja um direito de nós cidadãos manifestarmos, é necessário que as pessoas se conscientizem e não hajam de forma que o movimento se torne uma bagunça.

     
  77. Guilherme 2FD,n°12

    21 de novembro de 2014 at 11:30 am

    Os movimentos sociais são extremamente indispensáveis para que a nossa sociedade, sofra mudanças necessárias para nossa qualidade de vida, e nossa live escolha, porém apesar da importância dos movimentos sociais, muitas vezes ele são esquecidos, muitas mudanças que ás vezes nem percebemos que existem, só foram possíveis, a custo de muitas vidas, exemplo, a possibilidade da mulher votar, a livre expressão.
    Muitas vezes em manifestos pacíficos, vemos pessoas depredando lojas, roubando aparelhos eletrônicos, mas será que isso não quer dizer”ei sistema,vá se ferrar”

     
  78. Matheus Zampirão 2ºF.D Nº22 ZAMPA 002 G.Q.B

    21 de novembro de 2014 at 11:46 am

    É a necessidade de um povo, que, normalmente, está sofrendo problemas decorrentes da mal administração por parte do governo, e por isso quer tentar mudar esta realidade através de movimentos sociais.A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país.O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONG’s).Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade
    Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

     
  79. vanderlei junior 2FD juninho gardenal 001 GQB n°29

    21 de novembro de 2014 at 11:46 am

    movimento social é algo realizado por um grupo de indivíduos buscando direitos e melhores condições. acho importante esses movimentos pois mostra a indignação dos manifestantes.
    penso que de maneira organizada os movimentos sociais podem chegar aos seus objetivos, mas se houver baderna isso não sera possível porque ira desorganizar o grupo retirando sua razão…

     
  80. Matheus Filipe Loures n°21 2°F.D

    21 de novembro de 2014 at 11:51 am

    Os movimentos socias são importantes para que ocorram mudanças indispensaveis na nossa sociedade. Existem mudanças na sociedade que para nós é tao normal que nem paramos para pensar quantas pessoas ja lutaram por aquilo como por exemplo os direitos das mulheres.
    Existem mudanças que são alcançadas apenas com greves mas certas vezes é necessário quebrar bancos etc. Mas acredito que de forma organizada tudo fica mais facil as greves sao indispensaveis para que tudo melhore

     
  81. Bruna Schelmach. nº04 2ºF.D.

    21 de novembro de 2014 at 11:51 am

    movimentos sociais para algumas pessoas e a busca pelo seu direito, individuos que fazem isso passivamente sem depredar o patrimonio público ou privado, unem-se em busca de um objetivo a ser conquistado. Mas esses movimentos sempre existe vandalos que acabam com essa imagem de um protesto passivo, tem que se ter uma organização para que nao se torne bagunça.

     
  82. chayla nara vaz n°05 2°F.D

    21 de novembro de 2014 at 11:52 am

    Movimentos sociais são a busca coletiva por direitos, quando todos se sentem insatisfeitos com a situação em que se encontram e se unem para alcançar seu ideal. Na maioria das vezes são pacificos as pessoas só querem aquilo que realmente tem direito nada mais, a questão é que em meio a estas manifestações há “baderneiros” que saem quebrando tudo e transformando tal ato em algo ruim perante a sociedade, sendo um ato não aceito por todos principalmente donos de comércios que sempre saem no prejuíso e se tornam extremamente contra. É necessário que estas pessoas que se unem a multidão para a “bagunça” saibam que é algo realmente sério não uma brincadeira de sair por ai quebrando lojas, bancos, todos são adultos o suficiente para entender o que é certo e o que é errado…

     
  83. Patricia Nogueira 2º F.D.

    21 de novembro de 2014 at 12:59 pm

    Acho que os movimentos sociais/rebeliões tem dois lados um positivo e um negativo. Claro que devemos buscar os nossos direitos , mas não podemos como cidadãos esquecer dos nossos deveres. A melhor forma de protestar ou reinvindicar é de forma pacífica.

     
  84. Taís Aparecida Pereira 2° F.D.

    21 de novembro de 2014 at 9:21 pm

    Os movimentos sociais são uma forma coletiva de reivindicar algo até mesmo garantir os seus direitos que sozinho não é possível conquistá-los. Claro que sempre vai haver pessoas com intuito de bagunça, quebrar, destruir mais, as vezes depredar o patrimônio público ajuda para “ganhar” essa conquista, além de mostrar que cada vez mais estamos lutando pelos nossos direitos prestando atenção / “acordados” para os acontecimentos do nosso redor.
    Na minha opinião se ficarmos calados aceitando tudo nunca haverá mudança ou progresso para tal.

     
  85. Luan Giuriatti Nº 13 2B

    25 de novembro de 2014 at 6:08 pm

    Os movimentos sociais não passam de uma simples sátira aos que os prejudicam, ressalto que se tornam uma desordem/bagunça quando não possuem um roteiro (bandeira especifica) para lutarem de forma correta, ou seja, até que não ultrapassem seus direitos, quebrando a imagem soturna imposta de uma geração para outra.

     
  86. Natuania Boeno Dos Santos Nº23 2ºF.D

    25 de novembro de 2014 at 9:28 pm

    Os movimentos sociais, são uma forma de reivindicar os seus direitos.. mas na maioria das vezes esses movimentos são abertos e oque acontece e que algumas pessoas que não tem como objetivo seguir aquilo, acabam indo só pra fazer badernas ou bagunças onde que não tem nada a vê sofre com isso, pois hoje em dia acontece movimentos por causa da taxa de tarifa do ônibus e os que adoram bagunça acabam metendo fogo nos ônibus e muitas vezes quem tem que pagar os prejuízos somos nos e eles mesmos.
    Se o movimento acontecer de forma organizada as pessoas vão conseguir alcançar os seus objetivos…
    Alguns movimentos por exemplo são : * O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
    * O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS)
    * Movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres.
    *Movimento Passe Livre.
    Em 2013 em nosso pais, muitas pessoas saíram as ruas para reivindicar seus direitos e principalmente pelo aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus, as manifestações de tiveram grande repercussão e fez toda a população pensar que não seria só algo imediato e que todos cada vez mais iam revindicar e ir as ruas lutar por um Brasil melhor, no entanto pudemos ver que os manifestantes deixaram de querer buscar os próprios direitos, fazendo então deixar de ser um movimento social pacifico criando-se um baderna, onde houve roubo de lojas e depredação das cidades.
    Na minha opinião o movimento deve acontecer de forma reivindicativa onde possamos alcançar os objetivos e que não se torne em bagunça mais sim que tenho como objetivo a ida aras dos nossos direitos .

     
  87. Caroline Boruck Zamboni Nº 3 2ºC

    26 de novembro de 2014 at 11:00 am

    Os movimentos sociais têm sim uma importância na sociedade quando se é para lutar por seus direitos,há vários movimentos sociais hoje em dia em nosso pais,mais existem alguns cidadãos que invés de lutar pelo direitos realmente como é dito na manifestação ou coisa assim,vai fazer baderna ou até atrapalhar quem está tentando conseguir um objetivo.
    O principal movimento que se tem em nosso pais é o movimento dos Sem Terra – MST , manifestações coletivas como dos movimentos sindicais de professores,entre outros
    O movimento sem teto,tem como objetivo o direito de moradia digna para as pessoas que precisam,o direito a melhores condições de vida

     
  88. Larissa Pagnocelli

    28 de novembro de 2014 at 11:27 am

    A ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do estado moderno e á expectativa de este garanta os direitos essensias dos cidadãos em que determinado território.A conquista, a manutenção e a amplição desses direitos dependem das ações dos individuos e dos grupos que lutam por seus interesses por meio dos movimentos socias. Portanto os movimentos socias são ações coletivas com objetivo de manter ou mudar uma cituação.

     
  89. Larissa Pagnocelli

    28 de novembro de 2014 at 11:29 am

    N°15 2°F.D

     
  90. Jussara Prestes dos Santos n°14 2°F.D

    28 de novembro de 2014 at 11:33 am

    Açoes coletivas com objetivos de manter ou mudar uma situção;são sempre de confronto político, na maioria dos casos eles tem uma relaçaõ com o estado,seja eles tem uma relaçao com o estado,seja de oposição,seja de parceria de acordo com seus interesses.Hoje em dia os movimentos socias são um direito de todos os cidadões, os vandalos que acabam o movimento e vira um crime.Deve-se sim se reslizar movimentos socias porém ser bem organizados.

     
  91. Aguiunaldo Fernando Machado nº 1 2°C

    1 de dezembro de 2014 at 2:54 pm

    No meu ver depende da visão do mvimento se for de âmbito social, ou seja, de interesse social. Um exemplo do MST que visa uma igualidade de território a todos que cada um seja dono do seu próprio terreno, mas um porém esse movimento so entra em ação contra donos de grandes latifúndios e de pessoas que teem peso social que tenha vida ativa na sociedade quanto a isso eu sou a favor mas se por um acaso eles acabassem entranso em minha propriedade eu veria com outros olhos a partir do momento que me toca eu sou contra. O que eu acho errado é o vandalismo quanto as outras pessoas estãolutando pelos seus direitos

     
  92. Jaqueline N° 20 2°C

    1 de dezembro de 2014 at 3:04 pm

    Os movimentos sociais são essenciais hoje em dia, para a luta pelos nossos direitos e interesses. Só assim teremos o que desejamos pois, nem sempre a opinião pública nos favorece e nos ajuda como deveria ser. E com o passar dos anos isso vem piorando cada vez mais no nosso país, deixam nossos direitos de lado, assim pessoas saem nas ruas fazendo manifestações, o que muita gente acha que é baderna por causa de algumas pessoas que se perdem do grupo e acabam tomando atitudes inadequadas para a causa, como praticando vandalismo, depredando patrimônios públicos e privados etc… Mas hoje em dia esse é o único modo de tentarmos mudar algo.

     
  93. Henrique Roberti Nº 12 2ºA

    1 de dezembro de 2014 at 9:26 pm

    Movimentos sociais no Brasil têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários, sobretudo ainda nas lutas pela liberdade e democracia, na década de 70 e parte da década de 80 é considerado como inspiração no que diz respeito à ideologia que movia mentes e corações desses movimentos sociais.
    Nos anos 90 o Brasil se encontrava no auge do Neoliberalismo, que tinha como influencia diretamente por Ronald Reagan e Margareth Thatcher que foi tido como berço das lutas contra os governos FHC, do sucateamento de todos os aparelhos estatais, das “privatarias”, do desrespeito aos trabalhadores e as trabalhadoras do Brasil e de todos os traços básicos de um governo que não dialogava com os movimentos sociais, pois estava ao lado das elites brasileiras e internacionais em nome do capital privado, sem levar em consideração o povo que vivia a margem da democracia então vivida.
    Atualmente estamos num período de transição positiva, em que o Brasil consegue aliar crescimento, democracia, participação popular e conseguir destaque mundial na política e na economia, e deste modo o movimento social passa a agir de outra forma, começando a pautar o Governo a partir de mobilizações pontuais e da apresentação de propostas que agora são bem recebidas, pois os grandes embates antigos viam dos momentos em que o diálogo é esvaziado, e atualmente onde há diálogo, o embate não é considerado a principal ferramenta de solução.

     
  94. Silvio S. 2ºA Nº23

    2 de dezembro de 2014 at 12:34 am

    O conceito de Movimentos Sociais nasceu apartir de grupos de pessoas em vários países aonde se reúnem em busca de um objetivo, desde os anos de 1970 teve inicio as lutas sociais por justiça, que começou a engrenar as ações dos movimentos sociais. Nascendo da iniciativa popular, de origem do trabalhador, os movimentos sociais se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.
    As pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Que sua vida não irá melhorar com a conquista apenas do teto ou da terra. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas. Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e não privilégios. O movimento social dá os direitos, que antes, eram excluidos dos mesmos.
    No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como “Diretas Já”. Já nos dias atuais, os movimentos sociais somaram-se as reivindicações amplas e coletivas, hoje se tem como exemplo os movimentos de defesa à natureza, à etnias, à orientação sexual, os movimentos pela terra e pelo teto, os quais se configuram em manifestos de ordem particular.Acontecem atravez de passeatas, manifestações em praça pública, mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, entre outros.

     
  95. otavio

    30 de agosto de 2016 at 10:44 am

    quem ou como um movimento social e mantido ? quem abastece financeiramente os movimentos ?

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: