RSS

Contrato Social : Professor Jonas

Após os estudos realizados com as teorias do contrato social Releia as idéias de Maquiavel, Hobbes, John Locke e Rousseau. Depois diga com qual delas vocêconcorda e não concorda, bem como o porquê.Posteriormente sev ocê é convocado a responder a questão: “Por que o homem, querendo ser livre organiza um meio de ser controlado?” Como a responderia?

 

 

 

8 Respostas para “Contrato Social : Professor Jonas

  1. Ferdinando

    11 de outubro de 2011 at 8:53 pm

    concordo com Rousseau por que as pessoas sao livres e formas de leis o povo faz e pode mudar as propias leis

     
    • Daniele e Jessica

      11 de outubro de 2011 at 9:15 pm

      Daniele e Jessica,concordamos com john locke porque suas ideias são mais coerentes com o mundo em que vivemos,ele defende a teoria da liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem politica. porque todo ser humano tem a capacidade de ser racional e pensar sobre seus atos,o mundo pode se trasformar atraves da educação,o mal não é um plano divino mas

       
  2. Jéssica Gomes - Bruna Hagemann

    11 de outubro de 2011 at 9:02 pm

    Maquiavel fez da politica ou da arte do governo uma função totalmente separada da ética e da moral. Hobbes, impirista e racionalista colocava em prática o impirismo. Locke, defendia a oposição do autoritarismo em todos os niveis individual, politica e religioso. Rosseou, questionava o motivo de os homens viverem sob grilhões na sociedade.
    Concordamos com a idéia de Maquiavel que fez da politica ou da arte de governo uma função totalmente separada da ética e da moral, ou seja, a politica deve ser um fim em si mesmo.
    Não concordamos com a idéia de Hobbes, pois ele acreditava que os individuos entram na sociedade só com a preservação da vida está ameaçada.
    O homem quando nasce ele tem uma sociedade inteira ao seu redor, uma sociedade cheia de leis e limitações que torna-se possivel a convivência, mais na realidade são regras que mantêm um nivel de condição da elite dominante. Ele se torna controlado, porque mesmo querendo ser livre ele tem regras a seguir.

     
  3. Tiago e Marcelo

    11 de outubro de 2011 at 9:02 pm

    Hobbes é censato porque sua idéia é que o estado foi feito para que não haja uma “guerra de todos contra todos”.
    Para Hobbes, o estado tem o papel de garantir o espaço de cada cidadão, de cada país etc, e se organiza formando leis a serem cumpridas por todos, sem excessões, com punições à que as desobedessem.
    Aos que cumprem as leis, tem o estado a seu favor lhe dando direitos beneficios.
    Contudo, a idéia de Hobbes é que o estado foi feito para que fassa com que todos tenham seu espaço.

    Porque o homem não é “controlado”. Ele cumpre as leis que ele mesmo criou, podendo mudar quando desejar. Esse é um modo de escolher leis que beneficie a todos, ou pelo menos a maioria.

     
  4. Anderson.

    11 de outubro de 2011 at 9:06 pm

    Para Maquiavel, deveria ser controlado os maus desejos pois assim não averia desordem na sociedade e atravéz todos viveriam pacificamente. Assim os homens ficariam educados e virtuosos.

     
  5. Geovanei e Mauricio

    11 de outubro de 2011 at 9:07 pm

    nos concordamos com Rosseuau porque nois somos livres nos obedesemos as nossas leis podemos mudar as nossas leis por que nos temos direito de cobrança pra aplica a lei

    o mesmo tempo que o homem faz a lei pra ter un meio de controle

     
  6. leandro e ceara

    11 de outubro de 2011 at 9:09 pm

    Nós chegamos a esta conclusão por que de acordo com john locke por que todo conhecimento pode ser obtido por meio de percepção sensorial.
    Ele também defende a idéia de uma sociedade sem a interferência governamental.
    No caso de maquiavel ele diz que só um principe seria capaz de organizar a sociedade e para maquiavel não importa o que o governante faça em seu domínio, desde que seja para a sociedade.

     
  7. Delano

    11 de outubro de 2011 at 9:16 pm

    Antes de qualquer coisa, não posso opinar nada sobre liberdade, não faço ideia de como isso seja na sociedade atual.

    A ideia que Rousseau defende de que as pessoas são livres por causa das leis criadas pelos politicos (que representam as pessoas) é uma coisa que não acontece. Na prática, isso teria que acontecer, mais todos sabemos que os políticos criam as leis que vão favorecer eles mesmos (salvo algumas exceções) e que o número de pessoas que vota em um político por causa de suas idéias é mínimo. Para essa ideia ter fundamento, teria que ser a população votando nas leis, e não uma outra pessoa (os politicos).

    Maquiavel explica bem o porquê da criação da sociedade (conter a maldade humana), e a ideia de que somente um príncipe poderia organizar a sociedade é boa.
    Boa, mais só funcionaria se o princípe (ou outra pessoa que comandaria) trabalhasse e pensasse TOTALMENTE em prol da população, pois como Maquiavel mesmo coloca tanto: todos os humanos tem seu lado mau; Todos os humanos roubariam se tivessem a oportuninade perfeita; etc. O ponto é: o principe também não é um humano?!

    Hobbes fala que o estado foi criado para conter a guerra de todos contra todos, que é algo natural do humano. Ideia totalmente com fundamento, pois sem o estado, nos dias de hoje, todos guerreariam por qual fossem seus motivos.
    Ideia parecida com a de Maquiavel, tanto no aspecto da guerra (maldade) como no aspecto de centralização de poder, pois, ele diz que com mais de um poder (ex: executivo e judiciario) os poderes poderiam entrar em conflito.

    John Locke defendia que o estado só deveria intervir na liberdade e propriedade de cada pessoa.
    Na minha opinião, a pior ideia dentre os quatro. O que aconteceria com a economia, por exemplo? Sem a intervenção do estado tudo viraria um caos. Esse é um dos exemplos entre muito outros.

    Não concordo com nenhuma das ideias, pois, mesmo com um unico lider (como Maquiavel propoem) não funcionaria, o lider nao poderia cuidader de tudas as pessoas ao mesmo tempo, a unica forma seria se as pessoas nao conhecessem o seu lado mau. Mais de que forma isso seria possível? A partir do nascimento? E quem ensinaria o que era certo?
    O mundo é composto de muitos problemas que nos deixam loucos de pensar em tentar resolver, talvez apareça algum pensador que possa nos mostrar como resolver todos eles… ou não.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: