RSS

ESCOLA DE GOVERNO

20 maio

A Universidade do Contestado – UnC Canoinhas, tem inovado enquanto instituição educacional, chamando a responsabilidade social, no cumprimento de seu papel comunitário na construção do desenvolvimento da sociedade do Planalto Norte, bem como, do Estado de Santa Catarina e, do Brasil.

 

Esta missão esta expressa nas iniciativas desenvolvidas, a exemplo nesta ultima sexta-feira dia 10 de maio, no Anfiteatro Francisco Goebbel – UnC CImageanoinhas, foi realizado aberto a toda comunidade o lançamento da Escola de Governo. A Escola de Governo é uma ação formalizada pelo Setor de Extensão e Pesquisa da Universidade, que é então coordenada pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais – CACS André Bazzanella, em parceria com o Curso de Ciências Sociais da UnC Campus Canoinhas.

 

 A Escola de Governo é uma proposta que vêm ao encontro das atividades e debates entorno de temáticas atuais, em eventos planejados de forma interdisciplinar, articulando ensino, extensão e pesquisa, aproximando às dinâmicas Governamentais às reflexões acadêmicas, sobre o desenvolvimento regional, às estruturas do Estado, às relações sociais, bem como, a conformação do capital humano, cívico e cultural, no que tange as relações políticas, éticas, econômicas e culturais.

 

Esta Atividade faz parte de um conjunto de ações, debates, publicações e mobilizações que ocorrerão neste ano de 2013 e, que fazem referência a comemoração dos 10 anos do Curso de Ciências Sociais da UnC Canoinhas. Portanto, é com este espírito acadêmico, que a Escola de Governo busca criar um espaço para aproximar a realidade social do debate teórico-conceitual, oportunizando a vinda de personalidades e autoridades, das esferas públicas e privadas, agentes políticos, parlamentares e, de segmentos da sociedade civil organizada, para debater publicamente as relações sociais às concepções conceituais presentes na academia.

 

Na oportunidade do Lançamento da Escola de Governo foi realizado o debate a partir do tema: “Os desafios da Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional”, contou com as seguintes autoridades e palestrantes; Deputado Estadual Sr. Antonio Aguiar, Prefeito de Canoinhas Luiz Alberto Faria, Prefeito Municipal de Mafra Sr. Roberto Agenor Scholze; Presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas Sr. Renato Pike; representando a Reitor da UnC, o Diretor Acadêmico Ms. Luiz Alberto Brandes, e o Dr. Professor Sandro Luiz Bazzanella, Coordenador do Curso de Ciências Sociais.

 

Principais apontamentos realizados na Palestra do Deputado Aguiar é a necessidade de valorização das questões histórias que marcam a região do contestado, em que nós neste contexto somos a ligação do passado com o futuro. Desta forma, parabeniza a UnC, que faz parte desta história, pela criação deste espaço, denominado de Escola de Governo, para contribui com o desenvolvimento.

 

Assim, o Deputado apontou as principais ações realizadas atualmente na pauta de debate, como a implantação da ferrovia do frango revitalizando a ferrovia existente, o que vai custar muito menos para os cofres públicos. A imprescindível necessidade de se continuar investir na educação, para promover ações de prevenção, de qualificação na formação de cidadão engajados com as propostas sociais, no avança da ciência e da tecnologia aqui em nossa região.

 

E com grande destaque o Parlamentar apresenta a ações na área da saúde em que têm articulado duramente o trabalhado de seu mandato, contribuindo com a qualificação do atendimento nesta área que é valorizar sobre tudo a vida, a exemplo é a importante ação estratégica para o avanço na saúde da região por meio de do consorcio intermunicipal, isso também é desenvolvimento regional, ressalta o Deputado Aguiar.

 

Na apresentação do Prefeito Luiz Alberto Faria, destacou importância de ter representantes nos espaços político, bem como, a construção destes espaços a exemplo da Escola de Governo, na relação entre as instituições e na consolidação da Secretaria Especial da Juventude dentro do Governo Municipal de Canoinhas para o desenvolvimento das políticas para os jovens e na constituição do desenvolvimento local e regional.

 

Apresentando índices e pesquisas, e a partir de questão concretas é que a administração municipal tem refletido sobre que desenvolvimento que queremos, a partir dos parâmetros econômicos, da inclusão social, valorização do conhecimento tecnológico, realizando a manutenção da nossa história, que nos projete ao futuro, e isso se torna importantíssimo que se passe pelo meio acadêmico, afirma o prefeito.

 

O Pacto Federativo foi outro ponto destacado, pois está intrínseco a desenvolvimento da região à necessidade de uma revisão na distribuição dos recursos, fundamentais para garantir os recursos. Desta forma, a redistribuição dos recursos está associada a os desafios que a gestão pública enfrenta com o engessamento dos recursos, por meio da definição de porcentagens do orçamento Municipal, que vai reduzindo a capacidade de investimento e assim atender o planejamento local para avançar no desenvolvimento.

 

Os aspectos econômicos estão assim relacionados à necessidade de investir na educação, para promover ações de prevenção, e de formação do espírito do cidadão, de tecnologias para a construção do desenvolvimento, ressalto o Prefeito Beto Faria.

 

O debate que ocorreu entre os presentes destacou-se a importância que a Escola de Governo se apresenta, na responsabilidade de proporcionar debates que contribuam ao fortalecimento da sociedade, e que estas ações poderão servir como uma incubadora de projetos de extensão e pesquisa para os acadêmicos da Universidade. Outro aspecto apontado no debate está relacionado à estrada de ferro, sendo que foi o que marcou uma trágica história e os desdobramentos caracterizam desta região, volta a ser o ponto de debate e reflexão para que neste momento histórico se torne o motor propulsor do desenvolvimento da região e da valorização da vida deste povo.

 

Nos encaminhamentos da atividade, a coordenação do Curso de Ciências Sociais, parabenizou a todos os presentes pelo rico debate realizado e, presentearam as autoridades com uma das publicações do Curso de Ciências Sociais, a Obra, “Crônicas do Desenvolvimento”, bem como realizou a entrega dos convites oficiais às autoridades presentes, para que  participassem também do I Simpósio Nacional sobre o tema: “Estado, Descentralização e Gestão pública”, em que se propõe à refletir de forma teórica, conceitual e pragmaticamente as experiências de descentralização político-administrativa em curso em vários estados brasileiros. O I Simpósio Nacional ocorrerá entre os dias 19, 20 e 21 de Junho de 2013, no Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei, em Canoinhas – SC.

Image

Image

 

Image

 

Image

Responsável pelo relatório

WILSONEY GONÇALVES

 Presidente do Centro Acadêmico CACS

Acadêmico do Curso de Ciências Sociais – UnC Canoinhas

Membro do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

 
Deixe um comentário

Publicado por em 20 de maio de 2013 em Notícias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: