RSS

MESA REDONDA – EDUCAÇÃO DE JOVEM NO CAMPO

08 ago

                                                                    MESA REDONDA – EDUCAÇÃO DE JOVEM NO CAMPO

Participantes:

  • Rosimari Cubas Blaka – Coordenadora Programa de Educação do Campo de Canoinhas;
  • Giane Helenita Pontorolo – Secretária da Agricultura;
  • Donato Noenberg – Gerente Regional EPAGRI Canoinhas;
  • Hamilton Wendt – Secretário de Educação Canoinhas;
  • Leoberto Weinert – Prefeito Municipal;
  • Eng. Agrônomo Renato Bez Fontana –  Gerente de Planejamento e articulação Tec. Epagri de Florianópolis
  • Airton Spies – Secretario Adjunto da Agricultura e Pesca de SC
  • Maria Bertilia Giacomelli – Diretora do IFSC – Canoinhas
  • Professor Ricardo Pereira Martins – Secretario Regional da Educação
  • José Argos José Burgardt – Secretário SDR Canoinhas;
  • Antônio Aguiar – Deputado Estadual Santa Catarina;
  • Dr. Marcos Knaesel Birkner – Professor Sociologia UnC Canoinhas;

Programa de Educação no Campo de Canoinhas

Professora Rosimari Cubas Blaka

Apresentação da história na formação e consolidação a nível de Brasil, desta ação da Educação do Campo. Assim como foram as experiências do Programa de Educação no Campo de Canoinhas realizado pela Professora Rosimari Cubas Blaka – Coordenadora dos Trabalhos.

As particularidades do campo no contexto do Brasil, e a apresentação das estruturas (PPP e LDB, Secretaria Educação Rural) existentes na garantia do funcionamento da Educação do Campo no meio rural.

Apresentação de informações estatísticos do território, população, estruturas físicas (escolas), e da economia na identificação do perfil do rural no município de canoinhas.

A partir do ano de 2010, o Município de canoinhas institui em lei, e as diretrizes Curriculares Interdisciplinar, o Sistema Municipal de Ensino que norteiam o Programa Municipal Interdisciplinar de Educação do Campo para as crianças e também para Jovens e Adultos.

Desenvolvimento com os alunos de oficinas, a exemplo do eixo “Sabor do Saber”, em que os trabalhos é perpassado por ações interdisciplinar na produção de alimento.

Parcerias fortalecem as ações de Educação do Campo, a exemplo do Programa “Arca das Letras”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Apresentação EPAGRI

Gerente Eng. Agrônomo Renato Fontana

Divisão da organização da EPAGRI no Estado e assim particularizar o planejamento a partir das particularidades de cada região. Vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI.

Dentre os principais objetivos da EPAGRI destacam-se a preservação do meio-ambiente, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de uma agricultura competitiva, visando promover o desenvolvimento sustentável dos meios rural e pesqueiro.

Desenvolvimento com valorização da identidade cultural das famílias e das regiões do Estado de Santa Catarina. Ação esta que se reverbera no dado em que o Estado é o 6º maior produtor de alimento com apenas 1% do território do Brasil.

Não basta saber, tem que ter motivação para desenvolver o saber.

Prefeito Municipal

Leoberto Weinert

A importância do envolvimento da Universidade, parabenizando os acadêmicos e coordenação do Curso de Ciências Sociais, pela originalidade e protagonismo oportunizar um debate, na troca dos saberes sobre as experiências dos trabalhos vinculada a “Sociologia Rural“.

Secretário Adjunto do Estado da Agricultura

Eng. Agrônomo Airton Spies

A importância que é as Estrutura de Estado e a sociedade entendam que o campo esta exposto as mudanças do mundo moderno. É fundamental que para este processo torne-se sustentável, que seja articulado na formação intelectual, do conhecimento engendrado aos efeitos econômicos, científico, culturais e políticos.

Os diferenciais do Brasil frente os modelos de civilização social dos Países no Planeta, passa a exemplo pelo entendimento e na defesa das liberdades individuais e que a educação e o desenvolvimento do meio rural devem refletir.

A defesa do empreendedorismo da propriedade rural, avançando e profissionalizando os sistemas de produção atentando aos avanços tecnológicos, da importância da preservação ambiental, racionalizando os fatores econômicos, culturais e políticos.

Gerente Regional – Gerencia EPAGRI Canoinhas;

Donato Noenberg

O envolvimento das entidades nas definições das ações dos trabalhos no meio rural, buscando reduzir as desigualdades da aplicação das políticas públicas no urbano e do rural. Mas isso não reduz a importância de que a Estrutura de Estado assuma as responsabilidades e os riscos de promover ações concretas.

Secretária da Agricultura

Giane Helenita Pontorolo

A importância para os avanços da Secretaria da Agricultura a partir do debate com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 8 de agosto de 2012 em Notícias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: