RSS

Sociologia No Ensino Médio.

21 nov

Sociologia No Ensino Médio. por

CACS UFPR  (Centro Acadêmico de Ciências Sociais Universidade Federal do Paraná)

APP Sindicato (Associação dos Professores do ).

“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico” (Bourdieu)

 A educação no Brasil historicamente tem sido um privilégio de uma pequena parcela (rica) da população brasileira. É recente em nossa história a frequência das classes populares nas cadeiras de sala de aula. A lógica sempre funcionou da seguinte forma: existem uns que nascem para pensar, e aí mandar, e outros para trabalhar, e então obedecer. A sociologia é disciplina que contribui para a socialização desse tipo de conhecimento.

É sabido que hoje a universalização do ensino proporciona o acesso aos saberes historicamente construídos pela humanidade, mas sabemos que esses saberes não são partilhados de forma equitativa às pessoas. Há áreas do conhecimento que se sobrepõe sobre outras, como se entre os saberes houvesse graus de maior e de menor importância. É combatendo essa perspectiva que nós estudantes e profissionais da educação nos posicionamos. Nossa preocupação esta intrinsecamente ligada a uma concepção de educação emancipadora, que eduque para o exercício pleno da cidadania e da vivência com o respeito à diversidade e à alteridade.

Atualmente o ensino da sociologia/ciências sociais vem sofrendo ataques depreciativos por meio da mídia empresarial (Folha de São Paulo, Veja, etc), que na disputa dos rumos da educação no Brasil defendem um ensino voltado a formação simplista para atender as demandas pela “fabricação” de mão-de-obra de trabalho, como se o trabalhador não fosse um ser humano que tem direito a uma formação integral: técnica, sociológica, filosófica, artística.

Portanto entendemos que é ilusão acreditar na  autonomia das escolas em definir a divisão da carga horaria das disciplinas, ao contrario, criaria um tenso ambiente em que os demais profissionais de educação disputariam essa carga horaria.

Entendemos que a docência precisa ser valorizada, com salários decentes e condições de trabalho adequadas, e ainda para cumprir a resolução 03/08 do CEE é necessária a abertura de concursos públicos para efetiva contratação de profissionais habilitados.

Devemos pensar em uma educação que feche de vez os olhos para o superado tecnicismo que afasta a Escola da população, e abri-los aos anseios da própria juventude paranaense que reunida na 2ª Conferencia Estadual da Juventude, em suas deliberações, reivindica alteração no sistema educacional para que este dialogue de fato com as realidades juvenis – em meio às reivindicações educacionais a equidade da carga horária das disciplinas no Ensino Fundamental e Médio. Lutemos por uma educação que humanize, que venha a visar o trabalho como processo educativo do ser humano, e não descolado de relações sociais concretas que desenvolvam todos os âmbitos do ser humano.

Por fim, nós estudantes e profissionais da educação, somos contra a diminuição da carga horária de sociologia no ensino médio. A problematização da quantidade de aulas deve estar centrada na equidade de aulas, e não na diminuição de disciplinas que estão sendo inseridas na grade curricular.

Além do mais, o retorno de sociologia e filosofia a matriz curricular do Ensino Médio, é resultado de uma luta histórica pela democratização do Brasil e da conquista da Educação a que a sociedade brasileira tem direito. E não aceitaremos qualquer redução nessa carga horária, pois isso implica em condições desumanas de trabalho. Nenhuma disciplina deverá ter menos de duas horas-aulas semanais.

O retorno da sociologia e da filosofia ao currículo do ensino médio é também, parte da luta Em Defesa da Escola Pública. É uma luta nossa! 

 CACS UFPR | APP Sindicato

 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de novembro de 2011 em Artigos, Notícias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: