RSS

V Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Planalto Norte.

13 out

V Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Planalto Norte


PERÍODO DE REALIZAÇÃO E LOCAL:

Dias 29 de outubro,  05 e 12 de novembro de 2011, E.E.B. Santa Cruz

RESUMO DO EVENTO:

O V Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia da Educação Básica do Planalto Norte será um evento organizado pelo Curso de Ciências Sociais da Universidade do Contestado e pela 26ª Gerencia de Educação de Canoinhas com o objetivo de dar continuidade aproximação alcançada com os docentes de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio da Região do Planalto Norte de Santa Catarina ocorrida desde 2007, ano de realização do I Fórum. Com a coordenação do curso de Ciências Sociais da Universidade do Contestado-UnC em conjunto com a Gerencia de Educação da Região de Canoinhas, o evento será realizado na Escola Santa Cruz, com palestras e mesas redondas  sobre o Ensino da sociologia e da Filosofia no ensino médio além de  trabalhos em grupos realizados pelos professores de filosofia e sociologia do ensino médio da região em torno da temática do evento.

Objetivos Gerais: Reunir os professores de Filosofia e Sociologia das escolas da rede pública estadual e municipal, bem como das escolas particulares do Planalto Norte, num Fórum de debate em torno de questões centrais que envolvem o ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica.

Objetivos Específicos:
1.  Oportunizar aos educadores das redes públicas estaduais, municipais e particulares, que atuam nas áreas de Filosofia e Sociologia, espaço para debaterem as questões relativas ao ensino-aprendizagem das referidas disciplinas.

2. Apresentar aos docentes do Planalto Norte,a proposta de curso integrado entre Filosofia e Ciências Sociais como forma de fortalecer a proposta regionalmente.

3.  Refletir as possibilidades e dificuldades que surgem com a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

4. Retomar as discussões e propostas feitas nos eventos anteriores para que possamos avaliar seus resultados.

JUSTIFICATIVA:
Devido à aprovação da obrigatoriedade da sociologia e da filosofia no ensino médio brasileiro desde 2007, o debate sobre as diretrizes destas disciplinas ganhou extrema relevância nos últimos anos em nosso país. Sabemos que em nosso estado (SC) a obrigatoriedade não é novidade, mas as indagações sobre diretrizes curriculares retomam foco. Devido a estes fatos reuniremos novamente nos dias 29/10, 05 e 12 novembro os professores de filosofia e sociologia da região do Planalto norte de SC. Este evento (Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia da Educação Básica do Planalto Norte SC) está se tornando uma tradição em nossa região, sendo ele realizado anualmente desde 2007.

PROGRAMAÇÃO

TEMÁTICA GERAL – FÓRUM 

 A relação interdisciplinar entre Filosofia e Sociologia no
Ensino Médio.

Programação

 

DATA: 29/10 – SÁBADO – MANHÃ

8h – Abertura do evento;

8h30min às 9h30min: Palestra: Os desafios formativos Ensino Médio na atual conjuntura brasileira e mundial globalizada. Prof. Dr. Armindo Longhi;


9h30min às 10h – Intervalo;

10h às 11h – Continuação da Palestra;

 

11h às12h – Debate;

DATA: 05/11 – SÁBADO – MANHÃ
8H às 9H – Palestra – Propostas de articulação interdisciplinar entre Sociologia e Filosofia – Prof. Dr. Wellington Amorin (Doutor em Ciências Humanas da UFM)


9h às 9h15min – Debate;

9h30min às 10h – Intervalo;


9h15min as 10 horas – Comparação entre os resultados do ENEM São Bento e Canoinhas: Uma interpretação dos aspectos educacionais destes dois municípios no ano de 2010. Profª. Eliane Pietcharka


10H as 12H – Socialização/apresentação por parte dos professores de suas experiências pedagógicas com a filosofia e a sociologia com discussão proposta de aplicação prática da relação entre interdisciplinar entre filosofia e sociologia.


DATA: 12/11 – 
SÁBADO – MANHÃ
8H às 9 horas
Resgate Sociológico/filosófico dos 100 anos de Canoinhas – Walter Marcos Knaesel.


9 horas as 10 horas

Resgate histórico-cultural dos 100 anos de Canoinhas – Reinaldo Knoreck

9h45min – Intervalo;

10h15min às 11h – Debate;


11h – Avaliação final, encaminhamentos e questões relativas ao curso de Ciências Sociais;


12h – Encerramento;

 
1 comentário

Publicado por em 13 de outubro de 2011 em Eventos, Notícias

 

Uma resposta para “V Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Planalto Norte.

  1. valdeci josé de olioveira

    14 de outubro de 2011 at 9:33 am

    Realmente a proposta que se articula neste evento é de suma importância para as abordagem e discussões que se fazem pertinentes na contemporaneidade. A temática apresentada para este evento nos trás novas reflexões e formulações que nos servem para revitalizar as fomentações e discussões em sala de aula.
    Tendo em vista que nos temas que serão abordados nos proporcionam a novas formas de interpretações e seguramante poderemos reorganizar novas temáticas a serem levantadas e questionados em sala de aula, e também fora destas.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: