RSS

Reflexão sobre o Estado. Professor Jośe

1- Em que sentido você identifica a presença doe estado em seu cotidiano, o que há de positivo de negativo nesse aparelho.

2- Uma das funções do estado é impedir a violência e garantir as liberdades individuais. São muitos que defendem como recurso para banir a violência, a radicalização, pena de morte. O estado brasileiro exceto alguns momentos não tem previsto em sua constituição tal pena. Qual sua opinião sobre o uso desse recurso?

 

41 Respostas para “Reflexão sobre o Estado. Professor Jośe

  1. Bianca Maria Claus

    20 de setembro de 2011 at 4:30 pm

    Professor Jose VOCÊ tem razao “Pena Ou Morte” eu acho que deveria ser assim todos ter um fim que Deus escolheu aquela vida nossa simples se nascemos pobre naum saberemos mais talves morrera rico naum eh?
    Oque deveria dizer sobre isso neh?
    oque sempre perguntamos uns aos outros mais oque eu achei desse video bem interessante e que as pessoas que gostariam de ter uma vida simples acabaam morrendo por motivos que nem elas direito sabem mais e isso professor jose e oque eu acho!!!

     
  2. Bianca Hazt, 1ªB, número 05.

    20 de setembro de 2011 at 7:43 pm

    Na minha concepção, por mais grave que tenha sido o erro que o indivíduo tenha cometido, ninguém tem o direito sobre a vida alheia. E se começarmos a analizar os fatores que levaram o cidadão a cometer tal crime? Será que a solução para acabar com os altos índices de crimilnalidade no Brasil não é um maior investimento por parte do Estado na educação e mais empenho para que a renda seja distribuida de maneira justa? Precisamos também de um sistema judiciário eficiente, para punir realmente quem precisa.

     
  3. Marjori Ellyn Zielke

    20 de setembro de 2011 at 8:05 pm

    Eu sou contra a pena de morte, pois, apesar dos crimes cometidos por uma pessoa, esta ainda é um ser humano, tal qual eu e você, e por isso ela também tem direito à vida, e se na lei a prisão é o meio de punição, então que assim seja. Retirar-lhe a vida não vai reparar os danos da maldade cometida, não vai, nem ao menos aliviar a dor de ninguém, mas sim fazer mais pessoas sofrerem, porque este indivíduo, por pior que seja também tem família e pessoas que o amam. E, além disso, nenhum sistema é, e nem será capaz de decidir com justiça, com consistência e sem falhas quem deverá viver e quem deverá morrer. A rotina, as discriminações e a força da opinião publica podem influenciar todo o processo. Enquanto a justiça humana for falível, vários inocentes podem ser executados.

     
  4. Rafael Fiorelli Nº32 1ºB

    21 de setembro de 2011 at 10:50 pm

    Na minha opinião dependendo do crime cometido, como por exemplo, homicidio, pedofilia, entre outros deveriam ser pagos com a vida do sujeito, pois quem tem coragem de matar ou abusar de uma criança, deveria realmente ser condenado a pena de morte. Espero que assim diminuam os numeros desses tipos de crimes.

     
  5. Jessica Chaves. 1º Formação de Docentes

    29 de setembro de 2011 at 10:53 am

    Eu sou contra a Pena de Morte, pois o individuo que cometeu um certo crime, deve paga-lo vivo, porque só assim haverá justiça, e ira morrer aos poucos e com sofrimento, pois sera a consequência de um crime cometido. ( Aqui se faz, aqui se paga).

     
  6. Mateus felipe de souza n° 30 1° formação de docentes

    29 de setembro de 2011 at 3:00 pm

    No Brasil deveria sim haver a pena de morte, pois se um individuo mata outro por muitas vezes sem noção alguma por que ñ punir esse individuo do mesmo modo que ele puniu o outro ou mato o mesmo? Eis a questão a ser discutida em breve no Brasil

     
  7. Jessica Martins Formação de Docentes Primeiro Ano

    29 de setembro de 2011 at 4:19 pm

    Pena de Morte, Sim ou Não.
    Isso com certeza é meio complicado de ser respondido. Pois já tivemos essa pena no Brasil, mas a última execução tirou a vida de uma inocente.
    Acho que causa polêmica no Brasil, pois estamos inseridos numa sociedade capitalista, com bastantes diversidades cultura, além de muito baseada nos conceitos éticos e morais cristãos.
    Já que em sociedades como a da Mesopotâmia, era praticado esse tipo de sentença. Esse problema envolver muito mais que a sociologia, mas também a filosofia e história. E o nosso próprio estado.
    Mas sou contra, acho hipócrita que ocorra isso. Nós brasileiros desejamos vive num país sem violência, com altos índices de desenvolvimento. Com podemos utiliza a pior forma de radicalizar os crimes cometidos.
    Na deveria existe lei mais pesada (sem ser a pena de morte), como prisão perpétua?Aplicar bem as punições que são redigidas pelo governo?A educação não deveria ser um instrumento para que não aconteça isso tão facilmente?

     
  8. Juliana Cristina de Oliveira

    29 de setembro de 2011 at 4:21 pm

    Bom na minha opinião a pena de morte não deveria existir no Brasil,mais como temos vistos hoje em dia essa pena deveria existir,pois muitas pessoas fazem coisa eradas e não pagam depois,dai quem sofre é a família.Ao mesmo tempo concordo e ao mesmo tempo discordo.Devemos pensar bem nisso :D

     
  9. Juliana Cristina de Oliveira 1° formação de docentes

    29 de setembro de 2011 at 4:25 pm

    Bom na minha opinião a pena de morte não deveria existir no Brasil,mais como temos vistos hoje em dia essa pena deveria existir,pois muitas pessoas fazem coisa eradas e não pagam depois,dai quem sofre é a família.Ao mesmo tempo concordo e ao mesmo tempo discordo.Devemos pensar bem nisso

     
  10. juliana olegário da silva ..1º formaçao de docentes

    29 de setembro de 2011 at 5:43 pm

    eu sou a favor da pena de morte.não só no brasil mas em todo o mundo.pois quantas pessoas são assasinadas inocentementes ,sem ter culpa.estupros,assasinatos de crianças,pais sem piedade, para ter coragem de atirar um filho pela janela…..afinal são tantos crimes bárbaros q nem vale a pena citar….
    mas ao mesmo tempo sou a contra porq teria q ter alguem para julgar e matar…
    talvez seja porisso que essa lei não existe …………fica a dica …..pena de morte no brasil,sim ou não????

     
  11. luana magaldi ..1º formaçao de docentes

    29 de setembro de 2011 at 6:00 pm

    sou completamente contra …..
    afinal como estudamos sobre o q acontecia antes ,nem dá pra imaginar o q aconteceria c isso ocorrece hj …mas tambem como existem muitos crimes imperdoáveis essa é uma questão para ce refletir melhor……

     
  12. Luis Henrique Keppen

    29 de setembro de 2011 at 7:28 pm

    Sim mas dependendo do crime. como por exemplo no caso de Isabela Nadorni. os pais tinham que ser executados. ja se fosse um roubo que não deixasse ninguem ferido apenas alguns anos de prisâo.
    E não deveria existir sela para pessoas que tem mais estudos tinham que ser todos juntos.

    Eu também acho que com a pena de morte, muitas pessoas pensariam duas vezes antes de fazer alguma coisa…

     
  13. Renata Cristina Rodriguês de Campos

    29 de setembro de 2011 at 7:38 pm

    Eu acho correto a pena de morte sim. Por que á muitos crimes bárbaros. ondem causam polêmica e por coisas que nâo tem noção como por exemplo daquele homem que entro na escola e mato muitas crianças que nâo tinham nada com ele, outro crime foi daquele rapaz que mato a namorada(Eloá) por que ela deixo dele . e com a pena de morte muitas pessoas iam pensa muito antes de fazerem alguma coisa para alguém. Por que saberiam que se fizessem um crime qualquer seriam mortos…

     
  14. Tatiana Abreu Matias

    29 de setembro de 2011 at 7:43 pm

    depende do crime. por que á causos que não nesecitam matarem mais sim uma punidade bruta. como um simples roubo sem violência deveria de ter uns 5 anos de prisão para aprenderem a lição.

     
  15. Plabo Manoel Padilha

    30 de setembro de 2011 at 12:19 am

    Caros colegas Rafael Fiorelli, Mateus felipe de souza e outros que defendem a pena de morte como este espaço é aberto para o dialogo e para os debates venho a discordar de vocês haja a vista que você já imaginou se um individuo drogado invade sua casa assedia sua mulher e você possui a possibilidade de mandar o cara pro inferno e você o faz . Dae por esse crime que você cometeu deverá pagar com sua vida? Também é possível perceber que em nosso país quem vai pra cadeia é Pobre e ladrão de galinha se fosse instituída a pena de morte apenas estes pagariam com suas vidas e os Políticos de merda teriam a possibilidade de escapar com sou de São Paulo e sei de um caso de um Deputado aí no Paraná que bateu um carro a 220 KM alcoolizado e matou alguns indivíduos sabe o que aconteceu com ele ??? Pesquisa sobre um tal de Ribas Carli agora se fosse um cidadão comum um caminhoneiro, trabalhador honrado que por um desastre da vida acaba passando por cima de um carro foi preso, e poderia ser julgado e condenado a morte.Você sabe o que imunidade parlamentar ????? os manda chuvas não podem ser presos eles gozam deste direito.
    Pensem Reflitam venham para discussão armados com idéias para procuramos o melhor para nossa sociedade e discutindo que se chega a melhor solução. Não fiquem bravos colegas são ataques a suas idéias e espero que me responda ao nível com idéias me convençam que a pena de morte é melhor .

     
    • Professor José

      30 de setembro de 2011 at 11:11 am

      Pablo, sou professor josé, leciono Sociologia a estes alunos, e essa discução sugiu a partir de uma reflexão proposta sobre Estado. Gostei muito de sua provocação a exposição deles, e não responderei seu questionamento, não porque estou me omitindo do debate, mas porque quero que eles façam esse esforço. Mas concordo plenamente com você, e parabńes pela postagem, e vamos fomentar esse debate. Abraçosss

       
  16. Vanusa G. dos Santos

    3 de outubro de 2011 at 2:29 pm

    Vanusa G. dos santos : 1 Formação de Docentes..
    Eu sou contra a pena de morte, pois se um individuo faz um crime mesmo sendo tao pequeno, ele deve sim ser punido para que o mundo nao acabe mais tarde ocorrendo graves acidentes..e se cada individuo comente um erro porque nao pensar antes de fazê – lo ?.

     
  17. Mateus felipe de souza n° 30 1° formação de docentes

    4 de outubro de 2011 at 11:20 am

    Mas Pablo pense comigo, não são apenas os politicos e ricos que se safam desse tipo de julgamento muitos outros ja conseguiram tudo bem que eles podem ser a maioria, mas e se por algum motivo um individuo abordasse um parente seu em qualque lugar roubasse ele, e o matasse a sangue frio sem que ele tenha qualquer tipo de chance de escapar ou se defender. Você acreditaria que ele fosee preso e condenado a 30 anos de prisão, mas alguns anos depois fosse solto por (bom comportamento), você acha justo um ser que mata o outro ser solto? Na minha consepção o cara va pedir esmola pelo menos é um serviço digno, digamos assim, mas roubar e mata isso não seria digno de um ser humano. Aguardo resposta .

     
  18. Guilherme Covalchuk

    4 de outubro de 2011 at 1:37 pm

    Sou a favor da pena apenas para casos de homicidios.Roubos e furtos não deveriam ser incluidos a pena de morte pelo simples fato de não ter ”uma vida em jogo”. Por exemplo, se eu matar alguem, nada mais justo que eu pagar com a minha vida, isso na minha concepção é claro.
    @Pablo Manoel Padilha, e se fosse com você ? E se alguem invadi-se sua residência e estrupa-se sua mulher ou qualquer outra coisa do genêro, oque você faria?

     
    • Rafael Henrique Vacchi

      4 de outubro de 2011 at 2:40 pm

      Sou contra a pena de morte, pois penso que aceitar a pena de morte é como tirar o livre arbítrio. Você está tirando liberdade da pessoa e consequentemente ferindo os direitos humanos. Vamos pensar pela nossa constituição, ela prevê pena para crimes graves, mas não fere os direitos humanos. Em uma sociedade atual, aceitar a pena de morte para o Brasil seria como implicar que matar seria a solução. Matar não resolve, não reeduca uma sociedade. Outro Argumento seria que a justiça brasileira é somente pessoas com poder e influência. Uma pessoa com maior poder não seria condenada a pena de morte, enquanto uma pessoa pobre poderia sofrer o rigor desta lei. Vou dar um exemplo que nos paises que a pena foi implantada ocorre muito gasto indevido de verbas públicas para isso, e um pais carente em diversos setores como o Brasil deveria aplicar melhor suas verbas.
      Atualmente o melhor que temos a se fazer é melhorar a justiça brasileira, e não criar uma nova pena que não ira ser a solução.

       
  19. Rafael Fiorelli

    4 de outubro de 2011 at 1:48 pm

    Olá Pablo, realmente este é um espaço para debate, então vejo que não ficou muito claro quando salientei que a pena de morte deveria ser aplicada à alguns casos, este meu caro, exposto por você, raramente acontece, não faz parte do nosso cotidiano, pois no caso de estupradores a maioria das vezes se quer são descobertos. Caso seu exemplo viesse a acontecer, aí sim, caberia a mim durante a defesa provar minha inocência. Fiz justiça com as próprias mãos, portanto não deveria ser condenado. A pena de morte ja existiu no Brasil, mas naquela época não vigorou de forma correta, se viesse a ser novamente instituída certamente existiriam exceções como no caso exposto por você.
    Espero que entenda o meu ponto de vista.

     
  20. Professor José

    4 de outubro de 2011 at 4:17 pm

    Parabéns aos alunos que estão participando do debate, gostei dos questionamentos deixados ao Pablo, demonstraram maturidade e argumentos consistentes. Aguardmos que esse debate continue.. abraços á todos.

     
  21. juninho

    4 de outubro de 2011 at 5:57 pm

    sou a favor a pena de morte,pois assim talvez as pessoas desce mais valor a vida e nao tirasse as dos outros!!!
    se acontecer algum caso como o citado acima de o estrupador envadir e fazer de vitima alguem de sua familia e “voce manda-lo para o inferno”,pra esses casos que existe o tribunal onde a pessoa pode provar defesa ou ser condenado mais para isso tem que envestigar o caso durante o tempo de envestigaçao o réal deveria ser preso e esperar o jugamento acontecer…

     
  22. JG

    4 de outubro de 2011 at 6:00 pm

    sou a favor pois quem deve tem que pagar o mesmo preço ou seja so quando uma pessoa mata a outra ou mais pessoas deveria ter essa lei no brasil…

    SAO PAULO SEI!!!

     
  23. Joaquim

    4 de outubro de 2011 at 6:31 pm

    Eu so a favor da pena de morte e se tive ruim vamo pro inferno reclama co chifrudo

     
    • j......

      10 de outubro de 2011 at 9:42 am

      por enquanto estamos discutindo este assunto no brasil , mas c vc quiser discutir com ele fique a vontade……….kkkkk

       
  24. Hericles Zielke

    4 de outubro de 2011 at 10:29 pm

    eu acho que tem que mata mesmo .Ninguem é obrigado a cometer crimes e se a decizão fosse minha eu ainda ia judia um monte antes de mata o individuo

     
  25. Dimitri

    4 de outubro de 2011 at 10:37 pm

    tem que mata sim e que diabo de nome é pablo

     
  26. Dimitri

    4 de outubro de 2011 at 10:44 pm

    pablo se alguem invadisse sua residencia e matasse sua familia e ficassem seguarando o cara na sua frente e de dessem um cano de ferro .se ele ffosse negro vc nao ia bater nele até ele ficar branco e se ele fosse branco vc nao ia bater nele até ele ficar negro????????

     
  27. hericles zielke

    4 de outubro de 2011 at 11:26 pm

    concordo com vc dimitri rsrsrsrsrsrsrsrs

     
  28. juninho

    5 de outubro de 2011 at 1:59 pm

    bianca maria claus nao pude conseguir entende voce por favor simplifique sua resposta

     
  29. Adelir

    5 de outubro de 2011 at 3:07 pm

    Eu não apoio a pena de morte, pois não é justo alguém pagar com a vida algum crime que cometeu, acho que tem sim que pagar pelos erros mas de uma outra forma, por que afinal todos merecem uma outra chance.

     
  30. Marcos de Oliveira

    7 de outubro de 2011 at 12:03 pm

    Sim eu concordo com a pena de morte,porque os gastos publicos com um preso condenado e culpado são gigantescos que hoje custa a media de quatro a cinco mil reais mensais para manter um preço encarcerado .Isso seria menos digamos obras sociais que poderia ser feita no estado(escolas,postos de saúde e etc).

     
  31. Professor José

    8 de outubro de 2011 at 9:45 am

    Ola, carissimos alunos e a todos que expuseram suas ideias, obrigado pela participação e pela maturidade demonstrada. Para seguirmos com a discussão, quero provocá-los no sentido de estimular o debate. Vamos lembrar dos casos ja existentes de pena de morte mais conhecidos, um deles, Tiradentes, envolvido no movimento da inconfidência mineira em 1789, não era o lider do movimento, mas sim o mais pobre, e de todos os envolvidos foi o único que pagou com a vida. o último condenado a morte no Brasil, conhecido como a fera de Macabu, hoje se sabe que era inocente. vamos também levar em consideração que essas pessoas ditas bandidas, são julgadas a apartir de uma convenção social, que é histórica e social, por exemplo, todas as pessoas que foram condenadas a morte pelo tribunal da inquisição, no período medieval, foi um erro? não se entendermos o momento histórico, mas inadimissivel a nosso olhar hoje. E as pessoas que julgam são dotadas de paixões, ou seja tem preferências, simpatias e apatias, sendo assim é possivel ser justo quando julgamos alguem? o que é ser justo, julgar com minha visão de mundo, minhas concepções de certo e errado? Temos uma sociedade que possibilita condições de igualdade?

     
    • luana magaldi. 1°formaçao de docentes CESB.

      10 de outubro de 2011 at 9:28 am

      na vdd depois q eu vi todos esses debates eu cheguei na seguinte conclusão: sou a favor da pena de morte, pq tantos casos de assassinatos a sangue frio q tiram a vida de tanta gente inocente, como por exemplo o assassinato de isabella nardoni, o caso bianca, a morte de eloá que foi assassinada pelo ex namorado, suzanne richtoffen que assassinou seus próprios pais juntamente com os irmãos cravinhos, a morte ( a mt tempo atrás) de daniela perez ( filha da escritora gloria perez ) q foi assassinada brutalmente a tesouradas e enfim tantos outros crimes chocantes e macabros q deram fim a vida de tanta gente inocente……….e que até hoje muitos não tem explicação ,e principalmente sem punição aos criminosos………então na minha opinião devem sim pagar com a própria vida!!!!!!!!!!!!

       
    • Rafael Henrique Vacchi

      12 de março de 2012 at 3:36 pm

      Professor José estamos com saudades #voltajosé VAMOS DIVULGAR NO TWITTER essa hashtag,

       
  32. juninho

    20 de novembro de 2011 at 9:30 pm

    eu sou completamente a favor pois se um ladrao invadise sua residencia e o assacinase seu filho de dois anos (ou outras idades)de idade vc deixaria em branco? EU particularmente nao assacinos sangue friu tiram a vida de uma criança que tinha uma vida pela frente deveriam MORRER ”é essa minha opiniao desculpa se ofendi alguem”

     
  33. juninho

    20 de novembro de 2011 at 9:35 pm

    prof jose no caso da inconfidência mineira ”tiradentes” é uma prova ”que a corda sempre estora para o lado mais fraco” ou seja as pessoas de classe alta sempre ” se escapam” .

     
  34. juninho

    20 de novembro de 2011 at 9:36 pm

    queria questionar o adelir ( nao me leve a mau) mais a vitima tem outra chance???

     
  35. Alvaro Ribas

    12 de março de 2012 at 3:44 pm

    sou contra a pena de mort c não eu to lascadoooo!

     
  36. jose

    22 de março de 2012 at 11:51 am

    Grande Rafel, um super abraço para vcs ai,, opa, também tenho saudades da turma ai,, otimos alunos, educados, como nã ter saudades,,, vcs tem um futuro promissor,,tudo de bommmmm, e quem sabe um dia voltamos,

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: